#ADEUSLECÊNCIA - Papo de #Atitude - #Papo Nº 02: Ser modernos


Em Daniel capítulo 1 vemos uma turma de jovens que decidiu não ceder a pressão do novo mundo em que eles estavam. Será que essa história pode ser aplicada aos nossos dias de hoje?

Daniel e seus três amigos perderam suas famílias, nação e o serviço a Deus e foram levados para o palácio do Rei dos Caldeus. Um lugar de posição elevada e foram preparados para estarem entre a elite dos caldeus, só precisava fazer uma coisa, comer o que os caldeus comem. Neste ponto eles não aceitaram, e resolveram jejuar da comida da Babilônia.

O séculos XXI tem demonstrado ser o século da revolução dos valores morais e espirituais. Estamos vendo que os jovens estão sendo bombardeados pela comida da nova era. Todos sabemos que a alimentação muda a constituição física de uma pessoa. Somos o que comemos, dizem os nutricionistas. Mas o que a modernidade está colocando na mesa para comermos? Abandono da Bíblia, substituição de Cristo pela a auto ajuda, amizades virtuais, esfriamento do amor a Deus e aos seres humanos, desprezo a qualquer tipo de lei, escravidão ao entretenimento. Resultado? Uma geração de jovens pálida, fria e insensível, parecem mais com vampiros do que jovens normais.

Sobre a Bíblia, parece que nunca tivemos tantos exemplares como hoje, pois os jovens tem uma versão no celular, no computador, no tablet e os antigos tem uma versão impressa. A Bíblia agora está no bolso e vai para todos os lugares que os jovens vão, entretanto, não leem, parece mais um amuleto do que uma fonte de alimento espiritual e se não se alimentam da Palavra de Deus como diz Salmo 119:9 ele não terá um coração puro. Um sintoma doloroso entre os jovens de hoje é a falta de testemunho sólido na Mesa do Senhor. Menos de 5% do total dos jovens se levantam na reunião da Mesa do Senhor para testemunhar sua experiências com o Senhor ganhas através da Bíblia. Jovem? Acorde, a comida dos caldeus, do mundo, vai mudar sua vida e torná-lo um zumbi entre o povo de Deus. Não deixe isso acontecer. Lute contra isso. Invista na Palavra de Deus. Leia a Bíblia várias vezes, não como obrigação mas como necessidade espiritual, ou seja, como alimento.

A modernidade através da doutrinação midiática e educacional tem levado os jovens a agir por si mesmo sem dependerem mais de Deus. Os caldeus, incrédulos, por não conhecerem a Deus e nem a obra de Deus, procura levá-los a ter uma vida sem moralidade. Na verdade o mundo coloca o que é santo e o que é profano na mesma bandeja para que os jovens se alimentem dos dois e depois não percebam a diferença e aceite como normal o santo com o profano. Os padrões de beleza hoje são caóticos e desequilibrados. As mulheres estão deformando sua beleza, afetando a auto imagem, para ficarem parecendo Drag Queen´s, ou seja, homens transfigurados ridicularmente como se fossem mulheres. Algumas parecem até monstros. A mulher foi feita por Deus de maneira especial e bela, mas não acreditam que são por força da indústria da "beleza" que estereotipou as aparências femininas. Mulheres, não sejam vítimas de uma sociedade machista e depravada que só destroem o que Deus criou de forma maravilhosa. Outra coisa é vermos os relacionamentos precoces, sem nenhuma estrutura psico, física e espiritual sólida para ter um casamento de futuro. O resultado? Casamentos destruídos.

A iniquidade está virando a nova regra de conduta. A maioria dos jovens não respeita as autoridades. Os pais são deliberadamente desrespeitados, desonrados e desprezados. Os Professores são destratados. Os governos exploram a população e através da corrupção as humilham, estas em resposta se corrompem da mesma forma. Estamos caminhando para uma anarquia. Por isso a escalada da violência tem se multiplicada em PG. Os governantes perderam o controle e as máfias e quadrilhas já comandam em diversas localidades. O futuro/presente da sociedade já é sombrio. A impressão que dá é que os regimes ditatoriais estão se espalhando pelo mundo como forma de controle da sociedade. Jovens não entrem na onda de tentar mudar o mundo pela revolução político-social. Além de ser o cumprimento de Mateus 24:12 nossa causa é outra. Está a dois versículos depois, no versículo 14, a pregação do evangelho do reino a todas as nações.

Quanto ao esfriamento do amor, também vemos como cumprimento de Mateus 24:12. A cada dia vemos as pessoas ficando mais distantes umas das outras e claro, distantes de Deus. Não vamos ser com um peixe morto sendo levado pela correnteza do mundo, mas lutemos contra essa pressão e nademos contra isso. Vamos renovar nosso amor a Deus, amor de recém convertido, o primeiro amor, o melhor amor. Precisamos agir como o jovem Estêvão que enfrentou a pressão do mundo da época e fez a diferença na era da graça. O primeiro mártir da igreja foi ele, um jovem. Está percebendo? Um jovem. Só que Estêvão era um jovem cheio da palavra, não amou a si mesmo e não negou o nome do Senhor e seu martírio certamente inspirou centenas de milhares de cristãos nos 50 anos seguintes onde houve um dos maiores morticínios entre os cristãos. Estêvão, um jovem, foi esta primeira semente. Quanta influência ele provocou nos irmãos e por consequência as cidades onde os discípulos moravam. Graças a Deus pelos Jovens como Estêvão.

Por último, vamos falar do entretenimento. O divertimento foi criado por um dos filhos de Caim, após ele ter perdido a presença de Deus. Jubal, um de seus filhos criou a música para cantarem para si e, assim, se alegrarem, mas sem Deus. Hoje o entretenimento se tornou uma indústria de bilhões de dólares. Como a humanidade não se alegra mais na leitura da Bíblia, sobrevive buscando a auto ajuda e não mais a ALTA ajuda, está imersa na iniquidade, sendo insensível ao falar de Deus, com um amor frio é entendível porque tantos estão desesperadamente investindo em entretenimento. Na verdade, se não houvesse o entretenimento como válvula de escape os índices de suicídios serão gigantescos. Entretanto, o entretenimento gera uma prisão e logo roubará o pouco tempo que cada um tem para o próprio crescimento espiritual, o fortalecimento da família, os serviços da igreja, a expansão da obra e Deus e cumprimento de SEU propósito. Vou me reservar de comentar os tipos de entretenimento dos dias atuais como cinema, esportes, namoros, ficadas, piadas, novelas, festas, encontros, baladas, dentre outros eventos carentes da presença de Deus. Apenas ore e procure discernir o que te faz mais santos e te enche da paz de Cristo que excede todo entendimento. Cuidado com o sentimento de paz que o mundo dá. Não é dessa paz que falo. Não faça as coisas porque outros que você considera mais espirituais fazem e por isso você vai fazer também. Pergunte-se: O que Cristo faria se estivesse em seu lugar? Pense nisso, pois Ele não só está em seu lugar como está dentro de você (e de mim).

Espero que vocês não me interpretem mal. Lembremo-nos que, não estamos no reino milenar de Cristo ainda, estamos vivendo em um mundo caldeu, em que temos apenas a igreja como um oásis neste deserto sem Deus. Não vamos deixar que a pressão do mundo nos influencie e acabemos nos alimentando da comida dos caldeus e tenhamos uma aparência de cristãos tristes, vazios como vampiros, mas que possamos ser cheios da Palavra, alegres, cheios de Vida e que influenciemos o mundo com a nossa vida, e assim possamos dar testemunho na Santa Ceia do Senhor.

Se você foi tocado por esta palavra, reserve um tempo para orar sobre isso. E ore até o encargo ser esvaziado. Não faça apenas orações pré-ambulares mas vamos despender tempo em oração até sermos libertos dos aguilhões da pressão do mundo.

Deus nos abençoe...

Comentários

Postagens mais visitadas