Dica de Estudo Nº 1 - Gerencie sua rede de contatos
Saudações!
A partir desta postagem vamos publicar dicas de estudos para estudantes de cursos de graduação, pós e concursos.
A primeira dica está relacionada a famosa rede de contatos, tão presente
na vida da geração y. Essa geração vive em redes, sejam presenciais (uns 30) ou virtuais (uns 3000).
Ter uma grande rede de amigos é fundamental para auto estima do estudante moderno. Afinal, o apoio da torcida "motiva" o competidor dentro do campo. Entretanto, se o estudante não gerenciar essa questão, o tão precioso e pouco tempo é consumido, e como esse é um recurso não renovável, uma vez o tempo sendo mal consumido, então tivemos tempo perdido.
É importante que o estudante converse com os amigos e explique o porquê das ausências. Se forem amigos entenderão. Se não concordarem, será bom pois serviu pra saber quem passou no filtro da verdadeira amizade. Você poderá ter surpresas nesta questão.
Ter uma vida social muito intensa e estudar para ter uma boa graduação, pós ou passar em um bom concurso não combinam muito. Principalmente para os seres humanos normais que não são gênios e que precisam estudar bastante para aprender. Não fuja desta questão. Enfrente e resolva. Uma boa dica para isso é fazer um programa de estudos designando dentre os dias de segunda a domingo, durante o período em que você estiver acordado quais as atividades que serão realizadas e quanto tempo será destinado para cada uma delas. Você se surpreenderá quando estiver fazendo este exercício. Vai descobrir o quanto você tinha tempo e não sabia. Neste programa, que não passa de uma planilha (cabe numa folha), você tem que descrever todas as suas tarefas diárias e quanto tempo cada uma precisa para ser realizada. Nesta tabela você deve incluir o tempo gasto no trabalho, na escola, em casa, nas ruas, pesquisas na internet, com os amigos etc. Seja o mais detalhista possível, afinal tempo é dinheiro e se não for bem aplicado, o resultado será negativo.
Hoje na faculdade um aluno me falou uma frase que quero compatilhar com vocês:
"O sofrimento enquanto estudamos é temporário mas desistir é para sempre".
Moral da história: Não desista dos seus estudos, pois o sofrimento deste é temporário, mas desistir leva você para a estaca zero. Muitos concurseiros não passam nos concursos porque desistem no meio do caminho. Aparece um novo concurso aí se anima, entretanto, como o mesmo tinha parado de estudar voltou a estaca zero no conteúdo daí acaba não passando novamente pois só consegue ir até o ponto do último concurso.
Se você for persistente, a sua vez chegará. A fila está andando e se você se mantiver na fila, quando os que estão na sua frente passarem então chegará a sua vez. Agora se parar no meio do caminho, desistir, daí vai pro final da fila, e aí começa tudo de novo. Outro dia, depois de uma reunião da igreja veio um concurseiro e me falou que estava desanimado porque já havia passado em vários concursos mas não ficava entre os chamados para tomar posse. Eu chamei ele pra um canto e disse: Macgyver você já está na reta final, já está vendo a linha de chegada, não pare. A sua vez está chegando...vamos orar por isso, para Deus te dar força para continuar na carreira.
Ok gente? Era isso.
Só lembrando que os aulões para o concurso da UFERSA começam dia 17 de março às 8 horas no Colégio DARWIN.
Bons estudos!
Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.com
www.twitter.com/#!/radamesdantas
Facebook: Radamés Dantas
radamesdantas@gmail.com
84 88344112
Comentários
Postar um comentário