Alimento Diário da Palavra de Deus - Semana 7 - Sábado










Tema de hoje: A Vida da Igreja e o Crescimento Espiritual

A vida da igreja e o crescimento espiritual tem uma relação direta de proporcionalidade. A vida da igreja diz respeito a um viver e este com amor. A característica principal é o amor fraternal, como está registrado em Apocalipse 2, tratando de Filadelfia. O crescimento espiritual é um outro aspecto, e ele é resultado do viver da igreja.

Como a relação é diretamente proporcional, quanto mais vivermos a igreja mais crescimento teremos. O viver da igreja tem três aspectos: o viver de reuniões, viver familiar e viver social.

O viver de reuniões tem vários aspectos: Reuniões da mesa do Senhor, reuniões da ministração da palavra do ministério, reuniões de casa, reuniões de oração, reuniões de evangelização, reuniões de jovens, reunião de casais, reuniões de pais, reuniões de serviço, no âmbito local e regional. Devemos aproveitar todas as reuniões que pudermos para participar. Quando o Senhor nos comparou com ovelhas Ele já estava dizendo que nossa principal característica é o viver coletivo. A ovelha é um ser gregário, não pode, nem consegue viver sozinha, pois se assim fosse Ele teria comparado com uma aranha. O viver de reuniões é para sermos encorajados, consolados e exortados a vivermos para Deus. Quanto mais nos reunirmos mais fortes seremos e poderemos amar mais uns aos outros. Outro aspectos das reuniões são os serviços e aqui temos mais uma oportunidade de estarmos juntos para buscarmos a Deus e expressarmos nosso amor uns para com os outros. A lista de oportunidades de serviço é grande e haverá pelo menos algum serviço que podemos participar, por exemplo: Serviço de Crianças, Serviço de Adolescentes, Serviço de Casais, Serviço da Melhor Idade, Serviço de Cantina, Serviço de Recepção, Serviço de Limpeza, Serviço de Segurança, Serviço de Transportes, Serviço de Hospedagem, Serviço de Áudio e Vídeo, Serviço de Música, dentre outros. Não viva a vida da igreja na arquibancada só torcendo ou criticando os outros que estão servindo, mas participe também, pois só assim poderá exercitar os dons e multiplicar seus talentos em amor para o crescimento espiritual.

O viver familiar diz respeito a todos os aspectos citados anteriormente só que na esfera da família. Aqui temos um grande desafio, pois há uma tendência de relaxarmos em nossa casa. Nas reuniões e nos serviços da igreja temos uma postura, mas quando chegamos em casa aí nos descuidamos e andamos meio descoordenados com o Espírito e cônjuge. Muitos dizem: estou na MINHA casa e aqui quem manda SOU EU. Esse é o problema. Mesmo em casa devemos perceber ali está a igreja também e que o Senhor deve estar no comando.

O viver social é o lugar para externarmos o que aprendemos nas reuniões, serviços e em casa de forma que nossos amigos possam conhecer o Senhor Jesus em nosso viver antes mesmo de falarmos alguma coisa. Querendo ou não pregamos como nosso testemunho. As palavras são apenas para "fechar o pacote", mas será nosso viver que falará com mais impacto.

O crescimento espiritual, normalmente, é consequência de um adequado viver da igreja. Quando começamos a nos reunir e servir juntos com outros irmãos na igreja descobrimos uma série de falhas em nossa vida em função do viver da igreja. Percebemos os problemas conceituais, de habilidades e de atitude, o conhecido CHA da igreja. O Conhecimento das verdades que precisamos adquirir, para isso precisamos da Bíblia e dos livros espirituais, aqui precisamos da cruz de Cristo para que não entremos em discussões doutrinárias que geram apenas divisão mas que saibamos viver naquilo que é básico, ou fé comum e juntos avancemos em conhecer mais de Cristo com humildade. As Habilidades dizem respeito a forma como fazemos as coisas, aqui encontramos os apressados, os lentos, os perfeccionistas, os metódicos etc. características que precisam da cruz de Cristo para que possamos andar juntos. As Atitudes dizem respeito ao nosso comportamento e é aqui que a coisa pega, pois em nossa formação familiar, educacional e social além de uma parte genética nos tornamos o ser que somos. Precisamos também da Cruz de Cristo para sermos trabalhados de forma que neguemos a nós mesmos e sigamos o Senhor Jesus. Tudo isso seria muito difícil se não houvesse a igreja, mas graças a Deus que temos esse ambiente adequado para Deus fazer Sua obra em nós e, assim, nos preparar para o Reino que há de vir.

Pense nisso, ore por isso.

Tenham todos um bom dia e que vivam intensamente a vida da igreja.

Isso foi o que ganhei da leitura de hoje. Se você quiser desfrutar desse devocional também, pode adquiri-lo pelo link abaixo:

http://www.arvoredavida.org.br/devocional-e-biografia/visoes-que-marcaram-nossa-historia-volume-1.html

Leia e compartilhe o que você ganhou da leitura também.

Comentários

Postagens mais visitadas