Plano de Ensino da Disciplina - Gestão da Qualidade Total - Mater Christi - 2013.2



Plano de Ensino 2013.2

1.   DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
·      Disciplina/Código: GESTÃO DA QUALIDADE
·      Dia e Horário: terça-feira das 19:00 às 20:30 e quinta-feira das 20:45 às 22:15
·      Carga Horária: 80 horas/aula
·      Professor(a): Francisco Radamés Lima Dantas
·      E-mail: radamesdantas@gmail.com


2. SÍNTESE DO CURRÍCULO LATTES
Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, Professor de cursos de graduação e pós-graduação, Palestrante, Consultor, Auditor Líder da Qualidade.

3. OBJETIVO GERAL
Apreender noções básicas acerca das questões que envolvem a gestão da qualidade total.


4. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS, CONTEÚDOS E CARGA HORÁRIA
OBJETIVO ESPECÍFICO
CONTEÚDO
CH
Conhecer as diversas teorias que explicam a gestão da qualidade total;
Conceitos sobre a Teoria de Sistemas, Produção, Processos, Reengenharia e Downsizing.
24
Conhecer as Ferramentas da Qualidade;
Compreensão das Ferramentas Gerenciais e Operacionais da Qualidade
24
Conhecer o Modelo de Excelência da Qualidade inter-relacionando com a Gestão por Diretrizes e Gestão da Rotina
Compreensão do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ; Gestão por Diretrizes e Gestão da Rotina do Trabalho do dia a dia
32


5. CRONOGRAMA
UNIDADE 1
Aula
Data
Tópico a ser discutido
Aulas
1/2
30/07
Apresentação do Professor, disciplina, estudantes e bibliografia
02
3/4
01/08
Gurus da Gestão da Qualidade – Deming e Juran
04
5/6
06/08
Gurus da Gestão da Qualidade – Crosby e Feigenbaum
06
7/8
08/08
Gurus da Gestão da Qualidade – Ishikawa e Taguchi
08
9/10
13/08
Teoria de Sistemas
10
11/12
15/08
Produção e Processo
12
13/14
20/08
Reengenharia
14
15/16
22/08
Downsizing
16
17/18
27/08
Produção Enxuta
18
19/20
29/08
ISO 9001 e 14001
20
21/22
03/09
SA 8000 e OHSAS 18001
22
23/24
05/09
Revisão da unidade I
24
25/26
10/09
1ª Avaliação
26



UNIDADE 2
Aula
Data
Tópico a ser discutido
Aulas
27/28
12/09
Brainstorming e 5W2H
28
29/30
17/09
Simpósio Mater Christi
30
31/32
19/09
Diagrama de Causa e Efeito
32
33/34
24/09
Fluxograma
34
35/36
26/09
Gráfico de Pareto
36
37/38
01/10
Lista de Verificação
38
39/40
08/10
Matriz G.U.T.
40
41/42
10/10
PDCA
42
43/44
15/10
Relatório de Anomalia
44
45/46
17/10
Relatório de Auditoria
46
47/48
22/10
Apresentação da pesquisa de campo
48
49/50
24/10
Revisão da Unidade II
50
51/52
29/10
2ª Avaliação
52

UNIDADE 3
Aula
Data
Tópico a ser discutido
Aulas
53/54
31/10
MEG – Liderança e Estratégias
54
55/56
05/11
MEG – Clientes e Sociedade
56
57/58
07/11
MEG – Pessoas e Processos
58
59/60
12/11
MEG – Informações e Resultado
60
61/62
14/11
GPD – Significado do Gerenciamento pelas Diretrizes
62
63/64
19/11
GPD – Introdução ao Planejamento
64
65/66
21/11
GPD – Estágio 1 – Passos de 1 a 3
66
67/68
26/11
GPD - Estágio 1 – Passos de 4 a 6
68
69/70
28/11
GPD – Estágio 1 – Passos de 7 a 10
70
71/72
03/12
GRTD – Arrumando a Casa
72
73/74
05/12
GRTD – Como gerenciar para melhorar resultados
74
75/76
10/12
GRTD – Como padronizar sua área de trabalho
76
77/78
12/12
GRTD – Eliminando anomalias e monitorando resultados
78
79/80
17/12
3ª Avaliação
80

ATIVIDADES
Atividades
Data/Hora
Conteúdo da Atividade
Aulas
I
21 a 24/08
Pesquisa de campo na FICRO
10
II
12 A 26/09
Pesquisa de campo em empresas com ISO 9001
10
Total
Total

20

Observação:
Para disciplinas de 80h são 20h de atividades no total.
Para disciplinas de 40h são 10h de atividades no total.

6. METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas.
  • Técnica de trabalho em grupo.
  • Seminários.
  • Exibição de filmes.


7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Instrução Normativa nº 01/2012)
              Participação dos alunos nas atividades em sala de aula;
              Entrega no prazo das tarefas solicitadas
              Trabalhos em grupo ou individual
              Seminários
              Avaliação escrita


INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
DATA
I Avaliação
10/09/2013
II Avaliação
29/10/2013
III Avaliação
17/12/2013


8. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
           CARPINETTI, Luis César Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2010
           LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho - QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
           PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

COMPLEMENTAR
           BALLESTERO - ALVAREZ, Maria Esmeralda. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001
           CERQUEIRA, Jorge Pedreira de; MARTINS, Márcia Copello. Formação de Auditores Internos da Qualidade. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
           CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira  de. Gestão da Qualidade: princípios e métodos. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
           

9. OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO(A) ALUNO (A)


IMPORTANTE
·         A chamada é obrigatória por Lei, inclusive nas aulas de reposição, assim vale ressaltar que você tem direito a 25% de falta, o que significa 20 (vinte) faltas, equivalentes a 10 (dez) dias nesta disciplina, use-a com responsabilidade.
·         O atestado médico apenas justifica sua ausência para o professor, mas não abona, anula ou elimina sua falta.
·         Se você for reprovado por falta não poderá mais ser avaliado na disciplina.

Comentários

Postagens mais visitadas