Plano de Ensino da Disciplina - Gestão da Qualidade Total - Mater Christi - 2013.2
Plano de Ensino 2013.2
1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
· Disciplina/Código:
GESTÃO DA QUALIDADE
· Dia e Horário:
terça-feira das 19:00 às 20:30 e quinta-feira das 20:45 às 22:15
· Carga Horária: 80
horas/aula
· Professor(a):
Francisco Radamés Lima Dantas
· E-mail: radamesdantas@gmail.com
2. SÍNTESE
DO CURRÍCULO LATTES
Bacharel em
Administração de Empresas, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas,
Professor de cursos de graduação e pós-graduação, Palestrante, Consultor,
Auditor Líder da Qualidade.
3.
OBJETIVO GERAL
Apreender noções básicas acerca das questões que
envolvem a gestão da qualidade total.
4.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS, CONTEÚDOS E CARGA HORÁRIA
OBJETIVO ESPECÍFICO
|
CONTEÚDO
|
CH
|
Conhecer
as diversas teorias que explicam a gestão da qualidade total;
|
Conceitos
sobre a Teoria de Sistemas, Produção, Processos, Reengenharia e Downsizing.
|
24
|
Conhecer as
Ferramentas da Qualidade;
|
Compreensão
das Ferramentas Gerenciais e Operacionais da Qualidade
|
24
|
Conhecer o Modelo
de Excelência da Qualidade inter-relacionando com a Gestão por Diretrizes e
Gestão da Rotina
|
Compreensão
do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ; Gestão por Diretrizes e Gestão da
Rotina do Trabalho do dia a dia
|
32
|
5.
CRONOGRAMA
UNIDADE 1
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
1/2
|
30/07
|
Apresentação do Professor, disciplina, estudantes
e bibliografia
|
02
|
3/4
|
01/08
|
Gurus da Gestão da Qualidade – Deming e
Juran
|
04
|
5/6
|
06/08
|
Gurus da Gestão da Qualidade – Crosby e
Feigenbaum
|
06
|
7/8
|
08/08
|
Gurus da Gestão da Qualidade – Ishikawa e
Taguchi
|
08
|
9/10
|
13/08
|
Teoria de Sistemas
|
10
|
11/12
|
15/08
|
Produção e Processo
|
12
|
13/14
|
20/08
|
Reengenharia
|
14
|
15/16
|
22/08
|
Downsizing
|
16 |
17/18
|
27/08
|
Produção Enxuta
|
18 |
19/20
|
29/08
|
ISO 9001 e 14001
|
20 |
21/22
|
03/09
|
SA 8000 e OHSAS 18001
|
22 |
23/24
|
05/09
|
Revisão da unidade I
|
24 |
25/26
|
10/09
|
1ª Avaliação
|
26 |
UNIDADE 2
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
27/28
|
12/09
|
Brainstorming e 5W2H
|
28
|
29/30
|
17/09
|
Simpósio Mater Christi
|
30
|
31/32
|
19/09
|
Diagrama de Causa e Efeito
|
32
|
33/34
|
24/09
|
Fluxograma
|
34
|
35/36
|
26/09
|
Gráfico de Pareto
|
36
|
37/38
|
01/10
|
Lista de Verificação
|
38
|
39/40
|
08/10
|
Matriz G.U.T.
|
40 |
41/42
|
10/10
|
PDCA
|
42 |
43/44
|
15/10
|
Relatório de Anomalia
|
44 |
45/46
|
17/10
|
Relatório de Auditoria
|
46 |
47/48
|
22/10
|
Apresentação da pesquisa de campo
|
48 |
49/50
|
24/10
|
Revisão da Unidade II
|
50 |
51/52
|
29/10
|
2ª Avaliação
|
52 |
UNIDADE 3
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
53/54
|
31/10
|
MEG – Liderança e Estratégias
|
54
|
55/56
|
05/11
|
MEG – Clientes e Sociedade
|
56
|
57/58
|
07/11
|
MEG – Pessoas e Processos
|
58
|
59/60
|
12/11
|
MEG – Informações e Resultado
|
60
|
61/62
|
14/11
|
GPD – Significado do Gerenciamento pelas
Diretrizes
|
62
|
63/64
|
19/11
|
GPD – Introdução ao Planejamento
|
64 |
65/66
|
21/11
|
GPD – Estágio 1 – Passos de 1 a 3
|
66 |
67/68
|
26/11
|
GPD - Estágio 1 – Passos de 4 a 6
|
68 |
69/70
|
28/11
|
GPD – Estágio 1 – Passos de 7 a 10
|
70 |
71/72
|
03/12
|
GRTD – Arrumando a Casa
|
72 |
73/74
|
05/12
|
GRTD – Como gerenciar para melhorar
resultados
|
74 |
75/76
|
10/12
|
GRTD – Como padronizar sua área de trabalho
|
76 |
77/78
|
12/12
|
GRTD – Eliminando anomalias e monitorando
resultados
|
78 |
79/80
|
17/12
|
3ª Avaliação
|
80 |
ATIVIDADES
Atividades
|
Data/Hora
|
Conteúdo da
Atividade
|
Aulas
|
I
|
21 a 24/08
|
Pesquisa de campo na
FICRO
|
10
|
II
|
12 A 26/09
|
Pesquisa de campo em
empresas com ISO 9001
|
10
|
Total
|
|
20
|
Observação:
Para
disciplinas de 80h são 20h de atividades no total.
Para
disciplinas de 40h são 10h de atividades no total.
6. METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas expositivas.
- Técnica de trabalho em grupo.
- Seminários.
- Exibição de filmes.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Instrução
Normativa nº 01/2012)
•
Participação
dos alunos nas atividades em sala de aula;
•
Entrega
no prazo das tarefas solicitadas
•
Trabalhos
em grupo ou individual
•
Seminários
•
Avaliação
escrita
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
|
DATA
|
I
Avaliação
|
10/09/2013
|
II
Avaliação
|
29/10/2013
|
III
Avaliação
|
17/12/2013
|
8. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
• CARPINETTI,
Luis César Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 1.ed. São Paulo:
Atlas, 2010
• LIMONGI-FRANÇA,
Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho - QVT: conceitos e práticas nas
empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
• PALADINI,
Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas,
2006.
COMPLEMENTAR
• BALLESTERO
- ALVAREZ, Maria Esmeralda. Administração da qualidade e da produtividade:
abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001
• CERQUEIRA,
Jorge Pedreira de; MARTINS, Márcia Copello. Formação de Auditores Internos da
Qualidade. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
• CERQUEIRA
NETO, Edgard Pedreira de. Gestão da
Qualidade: princípios e métodos. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
9. OUTRAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO(A) ALUNO (A)
IMPORTANTE
·
A
chamada é obrigatória por Lei, inclusive nas aulas de reposição, assim vale
ressaltar que você tem direito a 25% de falta, o que significa 20 (vinte)
faltas, equivalentes a 10 (dez) dias nesta disciplina, use-a com
responsabilidade.
·
O
atestado médico apenas justifica sua ausência para o professor, mas não abona,
anula ou elimina sua falta.
·
Se
você for reprovado por falta não poderá mais ser avaliado na disciplina.
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