Plano de Ensino da Disciplina - Recursos Humanos II - Mater Christi - 2013.2
Plano de Ensino 2013.2
1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
· Disciplina/Código: RECURSOS
HUMANOS II
· Dia e Horário: Terça-feira
das 19:00 às 20:30 e Quarta-feira das 20:45 às 22:15
· Carga Horária: 80
horas/aula
· Professor(a): Francisco
Radamés Lima Dantas
· E-mail: radamesdantas@gmail.com
2. SÍNTESE
DO CURRÍCULO LATTES
Bacharel em
Administração de Empresas, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas,
Professor de cursos de graduação e pós-graduação, Palestrante, Consultor,
Auditor Líder da Qualidade.
3.
OBJETIVO GERAL
Fornecer subsídios técnicos e teóricos para que se desperte
no aluno uma visão geral da área de Recursos Humanos dentro das organizações e
sua interação com as demais áreas na empresa e no mundo globalizado, para que
possa motivá-los enquanto gestores a motivar e gerir de forma eficaz e coerente
as estratégias dentro e fora das organizações.
4.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS, CONTEÚDOS E CARGA HORÁRIA
OBJETIVO ESPECÍFICO
|
CONTEÚDO
|
CH
|
Conhecer
os processos que as organizações utilizam para incentivar e recompensar os
seus colaboradores, seja em função das posições ocupadas, em função do tempo
na organização, do desempenho alcançado ou das metas e resultados a serem
cumpridos;
|
Recompensando
Pessoas: Remuneração; Programas de Incentivos, Benefícios e Serviços.
|
24
|
Refletir sobre como
as pessoas e as organizações se desenvolvem através da aprendizagem contínua
e da mudança de comportamento;
|
Desenvolvendo
Pessoas: Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações.
|
24
|
Despertar nos
acadêmicos uma visão crítica dos processos de manter as pessoas trabalhando
na organização do novo papel social da gestão de Recursos Humanos, visando,
desta forma, um profissional comprometido com a melhoria da qualidade de vida
da sociedade como um todo.
|
Mantendo
e Monitorando Pessoas: Relações com Empregados, Qualidade de Vida no
Trabalho, Sistemas de Informação de Recursos Humanos.
|
32
|
5.
CRONOGRAMA
UNIDADE 1
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
1/2
|
31/07
|
Apresentação do Professor, disciplina, estudantes
e bibliografia
|
02
|
3/4
|
06/08
|
Recompensando Pessoas: Remuneração - Introdução
e Conceito
|
04
|
5/6
|
07/08
|
Avaliação e Classificação de Cargos
|
06
|
7/8
|
13/08
|
Política Salarial
|
08
|
9/10
|
14/08
|
Recompensando Pessoas: Programa de
Incentivos
|
10
|
11/12
|
20/08
|
Recompensas e Punições
|
12
|
13/14
|
21/08
|
Remuneração variável e por competência
|
14
|
15/16
|
27/08
|
Como Desenhar um plano de incentivos
|
16 |
17/18
|
28/08
|
Recompensando Pessoas: Benefícios –
Conceitos
|
18 |
19/20
|
03/09
|
Desenho do pacote de benefícios
|
20 |
21/22
|
04/09
|
Previdência social e previdência privada
|
22 |
23/24
|
10/09
|
1ª Avaliação
|
24 |
UNIDADE 2
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
25/26
|
11/09
|
Desenvolvimento de pessoas: Treinamento –
Conceito
|
26
|
27/28
|
17/09
|
Processo de Treinamento
|
28
|
29/30
|
18/09
|
Diagnóstico de Necessidade de treinamento
|
30
|
31/32
|
24/09
|
Desenho do Programa de treinamento
|
32
|
33/34
|
25/09
|
Avaliação do Programa de Treinamento
|
34
|
35/36
|
01/10
|
Programa de treinamento para as atividades
complementares
|
36
|
37/38
|
02/10
|
Desenvolvimento de pessoas - Os novos
tempos
|
38
|
39/40
|
08/10
|
Criatividade e Inovação
|
40 |
41/42
|
09/10
|
Desenvolvimento de Pessoas
|
42 |
43/44
|
15/10
|
Desenvolvimento Organizacional
|
44 |
45/46
|
16/10
|
Apresentação de Pesquisa de Campo
|
46 |
47/48
|
22/10
|
Revisão da Unidade II
|
48 |
49/50
|
29/10
|
2ª Avaliação
|
50 |
UNIDADE 3
Aula
|
Data
|
Tópico a ser
discutido
|
Aulas
|
51/52
|
30/10
|
Mantendo Pessoas - Relações com Empregados
|
52
|
53/54
|
05/11
|
Programa de Sugestões
|
54
|
55/56
|
06/11
|
Disciplina
|
56
|
57/58
|
12/11
|
Administração de Conflito
|
58
|
59/60
|
13/11
|
Higiene, Segurança e Qualidade de Vida –
Introdução
|
60
|
61/62
|
19/11
|
Higiene e Segurança no trabalho
|
62
|
63/64
|
20/11
|
Qualidade de Vida no trabalho
|
64 |
65/66
|
26/11
|
Monitorando Pessoas - Banco de Dados
|
66 |
67/68
|
27/11
|
Sistemas de Informações de RH
|
68 |
69/70
|
03/12
|
Balanço Social, Contabilidade de RH e
Capital Intelectual
|
70 |
71/72
|
04/12
|
Gestão Estratégica de RH
|
72 |
73/74
|
10/12
|
Indicadores de Desempenho de RH
|
74 |
75/76
|
11/12
|
Gestão à Vista
|
76 |
77/78
|
17/12
|
As pessoas no MEG e ISO 9001
|
78 |
79/80
|
18/12
|
3ª Avaliação
|
80 |
ATIVIDADES
Atividades
|
Data/Hora
|
Conteúdo da
Atividade
|
Aulas
|
I
|
21 a 24/08
|
Pesquisa de campo na
FICRO
|
10
|
II
|
12 A 26/09
|
Pesquisa de campo em
empresas de Mossoró
|
10
|
Total
|
|
20
|
Observação:
Para
disciplinas de 80h são 20h de atividades no total.
Para
disciplinas de 40h são 10h de atividades no total.
6. METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas expositivas.
- Técnica de trabalho em grupo.
- Seminários.
- Exibição de filmes.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Instrução
Normativa nº 01/2012)
•
Participação
dos alunos nas atividades em sala de aula;
•
Entrega
no prazo das tarefas solicitadas
•
Trabalhos
em grupo ou individual
•
Seminários
•
Avaliação
escrita
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
|
DATA
|
I Avaliação
|
10/09/2013
|
II Avaliação
|
29/10/2013
|
III Avaliação
|
18/12/2013
|
8. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
• ARAUJO,
Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas. Estratégiase
integração organizacional. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009:
• CHIAVENATO,
I. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações -
2ªed: Atlas, 2005.
• RIBEIRO,
Valdemir Alves. O poder da automotivação. São Paulo: Ícone, 2004.
COMPLEMENTAR
• CHIAVENATO,
I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das
organizações-2ªed, 2005.
• MARRAS,
Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico.
8. ed. São Paulo: Futura, 2000
• SALGADO,
Léo. Motivação no trabalho. Ed. Qualitymark, 2005.
9. OUTRAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO(A) ALUNO (A)
IMPORTANTE
·
A
chamada é obrigatória por Lei, inclusive nas aulas de reposição, assim vale
ressaltar que você tem direito a 25% de falta, o que significa 20 (vinte)
faltas, equivalentes a 10 (dez) dias nesta disciplina, use-a com
responsabilidade.
·
O
atestado médico apenas justifica sua ausência para o professor, mas não abona,
anula ou elimina sua falta.
·
Se
você for reprovado por falta não poderá mais ser avaliado na disciplina.
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