2ª Avaliação de Tópicos Especiais - FMC - 2013.2
Pessoal da disciplina: Tópicos Especiais do curso de Administração da FMC,
Segue abaixo a disposição das questões e os respectivos alunos que vão responder:
Segue abaixo a disposição das questões e os respectivos alunos que vão responder:
Questão
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Aluno
|
1
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ADRIELA
|
2
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SHARLON
|
3
|
WILLYAN
|
4
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BRUNO
|
5
|
CELIA
|
6
|
CLARA
|
7
|
CLEIA
|
8
|
DORAH
|
9
|
EDUARDO
|
10
|
ERYFLÁVIO
|
11
|
FLÁVIA
|
12
|
ADRIANA
|
13
|
TARCILIANE
|
14
|
MARCOS
|
15
|
FRANKILENE
|
16
|
FREEDSON
|
17
|
GENILDA
|
18
|
GISLAINY
|
19
|
HELAYNE
|
20
|
INGRID
|
21
|
ÍTALO
|
22
|
JAILDA
|
23
|
JANAÍNA
|
24
|
JANDIMARA
|
25
|
JAQUELINY
|
26
|
ERIVANALDO
|
27
|
JOSENILSON
|
28
|
KARLA
|
29
|
LARISSA COSTA
|
30
|
LARISSA DUARTE
|
31
|
LINDEMBERG
|
32
|
LUANA
|
33
|
MARCELO
|
34
|
APARECIDA
|
35
|
MAYARA
|
36
|
NAIARA
|
37
|
NUBILEIDE
|
38
|
PAULA
|
39
|
PRISCILA
|
40
|
REGI
|
41
|
RENATA
|
42
|
REYJANNE
|
43
|
ROBSON
|
44
|
ROSIMEIRE
|
45
|
SILMARA
|
46
|
SUYANNE
|
47
|
TERESA
|
48
|
THYÁLITA
|
49
|
VALDERLAN
|
50
|
VERALEIDE
|
51
|
WENDEL AGOSTINHO
|
52
|
WENDEL COSTA
|
Segue abaixo as questões:
1ª)
(MATERIAIS) O almoxarifado deve ser
adaptado às condições específicas para o armazenamento e para a organização dos
estoques. A eficácia dos processos de estocagem depende da escolha do sistema a
ser utilizado.
Sobre
o sistema de estocagem livre assinale a afirmativa correta.
a) A
identificação do estoque é rápida e a localização do equipamento é mais
eficiente.
b) O
material em estoque somente será descoberto ao acaso ou na execução do
inventário.
c) A
identificação do equipamento utilizado dificulta a localização rápida do
material.
d) O
material em estoque é fechado e o "último a chegar é o primeiro a
sair".
2ª)
(MATERIAIS) Recebimento é o momento em
que a equipe do almoxarifado recebe do fornecedor os materiais adquiridos pelo
órgão/entidade.
Assinale
a alternativa que indica os dois tipos de recebimento.
a)
Provisório e por registro.
b)
Por empréstimo e por registro.
c)
Provisório e definitivo.
d)
Por consignação e definitivo.
3ª)
(MATERIAIS) Os estoques podem ser
classificados como:
a)
lotes econômicos de compra; MRP; sistemas Just-in-time.
b)
estoques de matérias-primas; estoques de produtos em processo; estoques de
produtos acabados.
c)
layout posicional; layout de processos; layout celular; layout de produto.
d)
planejamento agregado da produção; planos e programas de produção detalhados;
planejamento de necessidades de materiais.
e)
serviços profissionais; lojas de serviços; serviços de massa.
4ª)
(MATERIAIS) Em uma Cadeia de
Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final
costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em
termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:
a)
empurrado;
b)
kanban;
c)
puxado;
d)
desacoplado;
e)
derivado.
5ª)
(MATERIAIS) A administração de recursos
materiais engloba uma sequência de operações. Assinale a opção que não
representa uma etapa do ciclo de administração de materiais.
a)
Movimentação interna.
b)
Compra.
c)
Armazenamento.
d)
Identificação de fornecedor.
e)
Alienação.
6ª) (MATERIAIS)
Assinale a opção que não representa um dos objetivos da classificação de
materiais.
a)
Catalogação.
b)
Avaliação.
c)
Padronização.
d)
Codificação.
e)
Especificação.
7ª) (MATERIAIS)
Considerando a metodologia ABC de administração dos estoques, assinale a opção
incorreta.
a)
Uma das aplicações da metodologia é a utilização da curva como parâmetro de
informação sobre a necessidade de aquisição de mercadorias.
b) Na
avaliação dos resultados da Curva, pode- se identificar o giro dos itens e o
nível de lucratividade.
c) A
classificação por meio da curva ABC permite a identificação dos itens de maior
importância que são normalmente de maior número.
d) A
curva ABC também pode ser utilizada para a definição de políticas de vendas e o
estabelecimento de prioridades.
e) A
análise da curva ABC permite a definição dos recursos financeiros investidos na
aquisição de estoques.
8ª)
(MATERIAIS) Considere um setor de
compras e os responsáveis pelas compras. Analise as opções abaixo e selecione
aquela que representa um atributo do perfil do comprador.
a) Um
comprador deve ser preparado, mas não é preciso que seu conhecimento esteja no
mesmo nível do fornecedor.
b)
Todo comprador deve perseguir uma compra que resulte em economia de recurso
financeiro, independentemente das políticas organizacionais.
c) O
comprador deve orientar seu comportamento nos mais altos níveis em
concorrências, discussões de preços e finalização da compra.
d) A
ética negocial é definida pelos negociadores e não pelas organizações.
e) O
sigilo das negociações é opcional, podendo o negociador revelar as ofertas
feitas por concorrentes para obter melhor preço do fornecedor.
9ª) (MATERIAIS)
Analise as opções a seguir e assinale a incorreta.
a)
Compra é toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou
parceladamente.
b)
Qualquer compra no serviço público, mesmo sem licitação, tem de ser feita
mediante a emissão de um edital.
c) As
compras sempre que possível deverão ser processadas através de sistema de
registro de preços.
d)
Nas compras deverão ser observadas as especificações completas do bem a ser
adquirido, podendo eventualmente ser indicada marca de preferência do órgão.
e) As
compras no serviço público podem ser realizadas sem licitação se o valor não
ultrapassar o limite de R$ 8.000,00.
10ª)
(MATERIAIS) Com relação ao recebimento
de materiais, pode-se afirmar:
a) o
recebimento não precisa ser padronizado, mas deve ser orientado por um check
list de atividades de recebimento.
b) o
recebimento de material é iniciado pela conferência da mercadoria com a nota
fiscal.
c) no
recebimento, a mercadoria deve ser conferida após o descarregamento do veículo
transportador.
d) a
atividade de recebimento abrange a recepção, a entrada física e a entrada no
sistema de estoque.
e) a
conferência do pedido de compra pode ser feita após o recebimento de
mercadoria.
11ª)
(MATERIAIS) São considerados tipos
básicos de arranjo físico, exceto:
a)
Arranjo por posição fixa.
b)
Arranjo por posição móvel.
c)
Arranjo por processo.
d)
Arranjo por produto.
e) Arranjo
celular.
12ª) (MATERIAIS)
Entende-se por tombamento de bens:
a) o
ato de incluir um bem em uma lista de plaquetas metálicas.
b) o
registro de um bem permanente no sistema de controle patrimonial.
c)
processo realizado pelo almoxarifado com o fim de transferir a responsabilidade
de guarda dos bens.
d)
processo por meio do qual é verificado se os materiais se encontram onde
deveriam estar guardados.
e)
processo de derrubada do registro de patrimônio de bens.
13ª) (MATERIAIS)
Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta.
I. O
controle de bens tem por objetivo classificar e codificar materiais e obter
assim o registro histórico do bem.
II. O
sistema de codificação de bens de todas as organizações se diferencia do
sistema de codificação de materiais por sua categoria específica alfanumérica.
III.
A codificação é feita por grupos de números e números e letras inteligentes por
meio dos quais são identificados bens e materiais.
a)
Somente I está correta.
b)
Somente II está correta.
c)
Somente I e III estão corretas.
d)
Somente II e III estão corretas.
e)
Todas as opções estão corretas.
14ª) (MATERIAIS)
A seção de patrimônio de uma organização é responsável pela conferência dos
bens que constam da lista de materiais que se encontram nos ambientes da
organização. Assinale a opção correta.
a) Os
bens que estão na lista e não foram encontrados são excluídos do inventário.
b) No
final do inventário é publicada uma lista com as divergências encontradas.
c) O
inventário de materiais administrativos é realizado pelas áreas de expedição.
d) O
inventário patrimonial é realizado a qualquer momento durante o ano fiscal.
e) O
inventário físico e o patrimonial são ambos de responsabilidade da
contabilidade da organização.
15ª) (MARKETING)
A estratégia de enfoque apresenta o risco de:
a) as
mudanças tecnológicas anularem os investimentos anteriores.
b) a
empresa ser incapaz de enxergar as mudanças necessárias nos produtos, em
virtude de viés financeiro.
c) a
empresa encontrar compradores mais sofisticados no mercado.
d) os
concorrentes encontrarem submercados dentro do alvo estratégico da empresa.
e) os
concorrentes inovarem com base em imitações.
16ª) (MARKETING)
Com a chegada das grandes redes de supermercados às cidades do interior, muitos
supermercados locais passaram a ter problemas, uma vez que os clientes passaram
a encontrar nos novos estabelecimentos amplo estacionamento, instalações
modernas e climatizadas, grande variedade de produtos e preços mais baixos.
Como forma de se protegerem, supermercados locais e pequenos varejistas criaram
uma associação de empreendedores locais com o intuito de realizar compras em
grande escala diretamente da indústria com melhores preços e gerenciar o
processo de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias com mais
eficiência. Mesmo dominado pelos varejistas, esse sistema foi capaz de
minimizar os conflitos de canal e criar condições de os empreendimentos locais
se manterem em funcionamento lucrativo.
O
sistema de marketing dessa associação criada classifica-se como
a)
Vertical Contratual
b)
Vertical Corporativo
c)
Vertical Administrado
d)
Horizontal
e)
Multicanal
17ª)
(MARKETING) Estratégias de marketing
global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm
os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação
semelhante.
PORQUE
No
longo prazo, a responsabilidade social é interessante para a organização, pois
é mais provável que os clientes venham a comprar de uma organização se esta
demonstrar preocupação com o bem-estar de seus clientes.
A
esse respeito, conclui-se que
a) as
duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b) as
duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c) a
primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a
primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as
duas afirmações são falsas.
18ª)
(MARKETING) O Marketing surge quando
necessidades e desejos satisfazem as pessoas por meio da troca.
I.
Mercado – Grupo de consumidores com necessidades homogêneas, onde a empresa
poderá fazer uma oferta mercadológica.
II.
Rede de Marketing – Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e
serviços chegam aos consumidores sem intermediários.
III.
Segmento – Conjunto de consumidores de produtos ou serviços oferecidos por
determinada empresa.
IV.
CRM – (Customer relationship Management) Meio abrangente de gerenciar o
relacionamento com clientes.
V.
Marketing de Relacionamento – Desenvolvimento de relações entre empresas e
consumidores institucionais.
Estão
corretos apenas os itens
a) I
e II, apenas.
b)
III e IV, apenas .
c) I,
II, III e IV.
d)
III, IV e V.
e)
II, IV e V.
19ª)
(MARKETING) Os relacionamentos diretos
permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores
superiores para eles e aumentem os lucros.
PORQUE
Os
relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não
conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos
por esses profissionais têm significado para os clientes.
A
esse respeito, conclui-se que
a) as
duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as
duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a
primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a
primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as
duas afirmações são falsas.
20ª)
(MARKETING) Uma empresa distribuidora de
combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores
individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os
consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia
(preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de
abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado,
combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com
auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda.
Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como
a) geográfica,
com base na região.
b)
demográfica, com base na classe social.
c)
psicográfica, com base no estilo de vida.
d)
comportamental, com base nos benefícios.
e)
operacional, com base nos recursos dos clientes.
21ª)
(MARKETING) O processo de pesquisa de
marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o
desenvolvimento do plano de pesquisa.
PORQUE
Gerentes
de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e
oportunidades específicos.
A
esse respeito, conclui-se que
a) as
duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as
duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a
primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a
primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as
duas afirmações são falsas.
22ª)
(MARKETING) Com relação ao marketing de
serviços, analise as afirmativas abaixo.
I -
Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II -
Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III -
Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados,
sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV -
Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma
maneira a cada vez que são ofertados.
São
corretas APENAS as afirmativas
a) I
e II.
b) I
e III.
c) I
e IV.
d) II
e III.
e) II
e IV.
23ª)
(MARKETING) Uma distribuidora de
combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de
manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e
passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o
motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram
reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os
gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer
com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de
marketing dessa empresa é classificada como
a)
skimming.
b)
diversificação.
c) liderança
total no custo.
d)
diferenciação.
e)
foco.
24ª)
(MARKETING) A técnica de marketing para
a previsão de demanda/ vendas baseada no levantamento de opiniões de
especialistas, repetindo-se o processo até obter-se um consenso, corresponde à
de
a) análise
de tendências.
b)
previsão Delphi.
c)
equação exponencial.
d)
testes de mercado.
e)
análise de portfólio.
25ª)
(MARKETING) Na matriz produto/mercado
(ou matriz de Ansoff), as estratégias:
I. de
crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os
clientes existentes;
II.
de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos
produtos.
Estas
são, respectivamente, estratégias com foco em
a)
penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
b) desenvolvimento
de produto e diversificação.
c)
desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produto.
d)
penetração no mercado e diversificação.
e)
diversificação e desenvolvimento de mercado.
26ª)
(MARKETING) No marketing voltado para o
valor, as respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em
função de comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios
a)
funcionais.
b)
sociais.
c)
pessoais.
d)
experimentais.
e)
monetários.
27ª)
(MARKETING) Uma pesquisa de opinião para
o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os
seguintes comentários do público-alvo:
I -
As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é
longo e os juros são baixos.
II -
As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito
caótico nos grandes centros.
III -
Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e
shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.
IV -
A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão
dos veículos.
Ao
planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais
comentários aos seguintes fatores estratégicos:
K -
preço;
L -
posicionamento;
M -
promoção;
N -
produto;
O -
praça;
P -
pessoas.
A
relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos
referentes ao composto de marketing é
a) I
- K; II - N; III - M; IV - O.
b) I
- L; II - M; III - N; IV - P.
c) I
- M; II - L; III - O; IV - N.
d) I
- N; II - K; III - P; IV - L.
e) I
- O; II - P; III - L; IV - M.
28ª)
(MARKETING) Com base em dados de uma
auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de
mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para
essa análise é o de que
a)
forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
b)
esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
c) a
entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de
cada empresa.
d) a
empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
e)
toda alteração na participação de mercado tem significado importante em
marketing.
29ª)
(MARKETING) A afirmação de que a
principal tarefa do profissional de relações públicas (RP), hoje em dia, é a
organização e a promoção de eventos empresariais merece reparos porque a(o)
I -
função do profissional de RP envolve outras atividades de caráter mais
estratégico para a organização;
II -
tarefa de organização de eventos é importante há bastante tempo e não ganhou
destaque somente nos dias de hoje;
III -
profissional de RP não realiza apenas eventos empresariais, mas também projetos
sociais.
Está(ão)
correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
a) I.
b)
II.
c) III.
d) I
e II.
e) I
e III.
30ª)
(MARKETING) No site do Banco Central do
Brasil admite-se que, apesar de exercer grande influência na vida de todos os
brasileiros, a instituição ainda é vista de forma distanciada pela maioria da
população. Esse fato se justifica por uma variável incontrolável no processo de
formação de uma imagem institucional, na medida em que as(os)
a)
informações recebidas sobre a organização procedem de inúmeras fontes, não
somente daquelas controladas pela administração.
b)
ações de comunicação convergem para um conjunto de significados imprevisíveis e
incomensuráveis no longo prazo.
c)
mensagens emitidas pela instituição atingem públicos diversos, segmentados a
partir de preferências semelhantes.
d)
investimentos com mídia tornam-se cada vez mais vultosos, impossibilitando a
divulgação da instituição para um público de massa.
e)
interesses do grande público são impossíveis de serem detectados a tempo de se
adequarem as mensagens às características da população.
31ª)
(MARKETING) O marketing, segundo Kotler
(2000), pode ter diferentes tipificações. Assinale a opção que apresenta
corretamente o conceito de marketing direto.
a)
Conjunto organizado de dados sobre compradores e clientes potenciais que são
acessíveis para receberem propostas.
b)
Conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua grande maioria de
curto prazo, visando estimular a compra mais rápida.
c)
Estratégia eficaz de oferta para se ajustar às necessidades do mercado-alvo.
d)
Estratégia para testar, sob condições reais de mercado, a eficácia de
diferentes componentes de oferta.
e) É
um sistema interativo de marketing, que utiliza um ou mais veículos de
propaganda para efetuar uma resposta mensurável e/ou transação em qualquer
local.
32ª)
(MARKETING) Existem várias estratégias
de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo
a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de
introdução.
a)
Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos
melhorados.
b)
Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer
propaganda para obter convicção e compra do produto.
c)
Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em
vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.
d)
Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.
e)
Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do
mercado.
33ª)
(MARKETING) A diretoria do BNDES acaba
de anunciar uma demanda latente por um fundo específico para financiar
empresas, no exterior, que importam bens de capital de alto valor agregado ou
serviços das empresas brasileiras. A tarefa do departamento de marketing da
instituição, nesse caso, é:
a)
encontrar alternativas de associar os benefícios do produto às necessidades e
interesses dos clientes.
b)
desenvolver um produto eficiente, capaz de satisfazer essa demanda.
c)
elaborar ações para estimular a demanda, visando ao incremento das exportações.
d) criar
uma estratégia de promoção efetiva, a fim de estimular a atitude do mercado.
e)
investir em propaganda persuasiva, com o intuito de convencer os clientes a
migrarem para esse fundo.
34ª)
(MARKETING) Presidente de uma
multinacional instalada no Brasil, José Ferreira solicita à diretoria que
elabore o planejamento de 2008 da empresa com base no conceito societal de
marketing. Assim, ele propõe que os diretores equilibrem três premissas:
a)
lucros da empresa - satisfação do desejo do cliente - interesse público.
b)
ética nos negócios - imagem da empresa - projetos sociais.
c)
oportunidades de mercado - necessidades da sociedade - legislação brasileira.
d)
responsabilidade social - direitos da comunidade - interesses da organização.
e)
diretrizes dos acionistas - forças e fraquezas da empresa - oportunidades e
ameaças de mercado.
35ª)
(MARKETING) Uma análise do potencial de
mercado implica identificação do público-alvo para o produto ou serviço de uma
empresa. Para esta análise, o indicador mais relevante é
a) o
perfil de concentração do mercado relevante.
b) o
padrão de segmentação do mercado.
c) o
perfil da indústria ou setor.
d) o
perfil da concorrência.
e) a
matriz de oportunidades e ameaças do mercado.
36ª)
(MARKETING) A elaboração e a aplicação
de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à
implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou
totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da
concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
a) o
ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
b) as
formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte
do tempo de projeção das próprias estratégias.
c)
estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar
e persuadir outras pessoas.
d) a
comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do
entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da
estrutura organizacional.
e) as
incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do
ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.
37ª)
(LOGÍSTICA) O SCM (supplychain management ), ou gestão da cadeia de
suprimentos, envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes, em
contraponto à tradicional e conflitante relação entre vendedor e comprador. Em
relação a essa tradicional abordagem, é INCORRETO afirmar que:
a) o
varejista só focava o cliente que comprava o produto.
b) o
fornecedor só focava a fábrica que utilizaria a suamatéria-prima.
c) o
atacadista só focava o varejista que comprava os seus estoques.
d) os
diversos atores envolvidos no processo tinham uma relação sistêmica entre si.
e) a
fábrica produzia seu produto acabado somente focando a sua expedição ou o
distribuidor dos seus produtos.
38ª)
(MARKETING) Um dos principais papéis das pessoas que ocupam cargos executivos
em uma organização é escolher a estratégia mais adequada, tendo em vista o
ambiente, as competências internas e o objetivo estabelecido. Em um ambiente
com predominância de ameaças, mas no qual a organização possui uma série de
pontos fortes que viabilizam manter a posição conquistada no mercado, a
estratégia de manutenção é a mais indicada. São consideradas formas da estratégia
de manutenção, EXCETO a estratégia de
a)
estabilidade.
b)
nicho.
c)
especialização.
d)
inovação.
39ª)
(LOGÍSTICA) Na moderna gestão logística,
é fundamental estabelecer critérios e padrões de desempenho para que se possam
monitorar os processos e buscar a melhoria da qualidade. Quando o gestor
estabelece indicadores de performance relativos às metas para a data de entrega
de pedidos de cliente, ele está utilizando a estrutura de:
a)
transação;
b)
pré-transação;
c)
pós-transação;
d)
apoio institucional;
e)
sistemas de informações gerenciais.
40ª)
(LOGÍSTICA) Christopher (1997) faz uma
conceituação segundo a qual “o processo de gerenciar estrategicamente a
aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados
(e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de
marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura
através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. Essa é a definição para
a)
logística.
b)
armazenamento.
c)
custódia.
d)
gerenciamento.
e)
movimentação.
41ª)
(LOGÍSTICA) A relevância da logística é
influenciada pelos custos associados as suas atividades. Assinale a alternativa
correta que representa fator que influencia o incremento dos custos logísticos.
a) A minimização
da escassez de recursos.
b) A
pouca atratividade da mão-de-obra do terceiro mundo.
c) A
minimização da competição entre os países do terceiro mundo.
d) O
aumento da competição internacional.
42ª)
(LOGÍSTICA) O segmento da logística
também possui importância em uma escala global, pois na economia mundial, os
sistemas logísticos eficazes formam bases para o comércio e a manutenção de um
alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Assim, a logística empresarial
associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e
a)
informação associada que os põe em movimento.
b)
levantamento de valores de produtos perecíveis.
c)
levantamento apenas de compras de mercadorias.
d)
diagnóstico das demais logísticas de empresas no mercado.
43ª)
(LOGÍSTICA) A armazenagem, o manuseio de
materiais, as embalagens de proteção, a obtenção, a programação de produtos e a
manutenção de informações, são consideradas
a)
atividades complementares.
b)
atividades de apoio.
c)
processos externos a logística de uma empresa.
d)
processos em fase de produção e aceitação no mercado.
44ª)
(LOGÍSTICA) A armazenagem e o manuseio
de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.
Os custos da armazenagem e do manuseio de materiais são justificáveis, pois
podem ser compensados com
a)
custos de matérias primas empregadas.
b)
sistemas de informática com fluxos especiais de entrada.
c)
custos de transportes e de produção.
d)
sistemas de inclusões e processos internos de mercadorias.
45ª)
(LOGÍSTICA) A análise típica que
acompanha o fluxo-objeto desde uma fábrica, passando pelo depósito e chegando
até o ponto de venda, determinando os custos associados a esta movimentação, é
uma análise
a)
espacial.
b)
redutiva de preços.
c)
revisada de preços.
d)
temporal.
46ª)
(LOGÍSTICA) Ao longo dos últimos anos, o
conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo
com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das
empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se
preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas
também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às
melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a
seguir.
I - O
efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma
Cadeia de Suprimentos.
II -
Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com
o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos.
III -
O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local
acelera o processo de integração logística.
IV -
Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar,
isoladamente, o custo de cada função logística.
Estão
corretas APENAS as afirmativas
a) I
e II.
b) I
e IV.
c) II
e III.
d) I,
II e III.
e)
II, III e IV.
47ª)
(LOGÍSTICA) A logística trata de todas
as atividades de manutenção e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde
o ponto de aquisição da matéria-prima ou dados até o ponto de consumo final ou
informações. São três atividades primárias de um processo de logística:
a)
armazenagem, manuseio de materiais e embalagens de proteção.
b)
obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.
c)
manuseio de materiais, obtenção e transporte.
d)
transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
e)
processamento de produtos, embalagem de materiais e manutenção de materiais.
48ª) (MATERIAIS)
Em relação ao sistema de estoque Just in Time (JIT), assinale as afirmações
abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
( )
Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam
necessárias para o processo de produção da organização compradora.
( )
Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo.
( )
Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo.
( )
Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo.
( )
Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de
produção da organização compradora.
A
alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – F – V – F.
b) V – F – F – V – F.
c) F – V – V – F – V.
d) F – F – V – V – V.
e) V
– V – F – F – F.
49ª)
(MATERIAIS) O sistema JIT (just in
time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um
método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo
de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem
desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO
representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema
JIT.
a)
Qualidade assegurada.
b)
Rede de fornecedores administráveis.
c)
Concentração geográfica.
d)
Trabalho individualizado.
e)
Manuseio eficiente de materiais.
50ª) (MATERIAIS) O sistema Just-in-time é:
a) um
método de busca sistematizada com o objetivo de disponibilizar os materiais
requeridos pelos estoques apenas quando forem necessários para que o custo de
estoque seja menor;
b) um
método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos
pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque
seja menor;
c) um
sistema de tático de operacionalização com o objetivo de disponibilizar os
materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o
custo de vendas seja menor;
d) um
método estratégico com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos
pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque
seja maior;
51ª)
(LOGÍSTICA) Acerca de Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento,
analise as seguintes afirmativas:
I. O
Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é a cadeia de facilidades
para compras de materiais, transformação destes insumos em produtos e
distribuição dos produtos acabados junto aos clientes.
II. O
Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é o planejamento e execução
das atividades da cadeia de fornecedores, assegurando um fluxo coordenado
dentro da empresa e entre as demais empresas.
III.
O objetivo primário do Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é
reduzir os custos do fornecimento, melhorar as margens dos produtos, aumentar a
capacidade produtiva e melhorar o retorno dos investimentos.
Podemos
afirmar corretamente que:
a)
Todas as afirmativas estão corretas.
b)
Todas as afirmativas estão incorretas.
c)
Apenas a afirmativas I e II estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
52ª)
(MARKETING) Muitas empresas consideram que podem ser mais efetivas se
realizarem parcerias estratégicas. Para poderem concorrer em melhores condições
no mercado mundial, duas empresas brasileiras do ramo de petroquímica
resolveram comercializar seus produtos conjuntamente. Como oferecem produtos
complementares, a parceria permite que possam apresentar aos clientes uma
carteira mais completa de produtos com menores custos de comercialização.
Essa
parceria estratégica é classificada como
a)
Aliança de produtos ou serviços
b)
Aliança de logística
c)
Aliança de pesquisa
d)
Aliança promocional
e)
Colaboração com preços
OBSERVAÇÃO:
Sinalizei as questões com o assunto para facilitar os estudos.
Divulguem para os demais colegas.
Grato e sucesso.
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