2ª Avaliação de Tópicos Especiais - FMC - 2013.2

Pessoal da disciplina: Tópicos Especiais do curso de Administração da FMC,

Segue abaixo a disposição das questões e os respectivos alunos que vão responder:

Questão
Aluno
1
ADRIELA
2
SHARLON
3
WILLYAN
4
BRUNO
5
CELIA
6
CLARA
7
CLEIA
8
DORAH
9
EDUARDO
10
ERYFLÁVIO
11
FLÁVIA
12
ADRIANA
13
TARCILIANE
14
MARCOS
15
FRANKILENE
16
FREEDSON
17
GENILDA
18
GISLAINY
19
HELAYNE
20
INGRID
21
ÍTALO
22
JAILDA
23
JANAÍNA
24
JANDIMARA
25
JAQUELINY
26
ERIVANALDO
27
JOSENILSON
28
KARLA
29
LARISSA COSTA
30
LARISSA DUARTE
31
LINDEMBERG
32
LUANA
33
MARCELO
34
APARECIDA
35
MAYARA
36
NAIARA
37
NUBILEIDE
38
PAULA
39
PRISCILA
40
REGI
41
RENATA
42
REYJANNE
43
ROBSON
44
ROSIMEIRE
45
SILMARA
46
SUYANNE
47
TERESA
48
THYÁLITA
49
VALDERLAN
50
VERALEIDE
51
WENDEL AGOSTINHO
52
WENDEL COSTA


Segue abaixo as questões:

1ª) (MATERIAIS)  O almoxarifado deve ser adaptado às condições específicas para o armazenamento e para a organização dos estoques. A eficácia dos processos de estocagem depende da escolha do sistema a ser utilizado.

Sobre o sistema de estocagem livre assinale a afirmativa correta.

a) A identificação do estoque é rápida e a localização do equipamento é mais eficiente.
b) O material em estoque somente será descoberto ao acaso ou na execução do inventário.
c) A identificação do equipamento utilizado dificulta a localização rápida do material.
d) O material em estoque é fechado e o "último a chegar é o primeiro a sair".

2ª) (MATERIAIS)  Recebimento é o momento em que a equipe do almoxarifado recebe do fornecedor os materiais adquiridos pelo órgão/entidade.

Assinale a alternativa que indica os dois tipos de recebimento.

a) Provisório e por registro.
b) Por empréstimo e por registro.
c) Provisório e definitivo.
d) Por consignação e definitivo.

3ª) (MATERIAIS)  Os estoques podem ser classificados como:
a) lotes econômicos de compra; MRP; sistemas Just-in-time.
b) estoques de matérias-primas; estoques de produtos em processo; estoques de produtos acabados.
c) layout posicional; layout de processos; layout celular; layout de produto.
d) planejamento agregado da produção; planos e programas de produção detalhados; planejamento de necessidades de materiais.
e) serviços profissionais; lojas de serviços; serviços de massa.

4ª) (MATERIAIS)  Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:
a) empurrado;
b) kanban;
c) puxado;
d) desacoplado;
e) derivado.

5ª) (MATERIAIS)  A administração de recursos materiais engloba uma sequência de operações. Assinale a opção que não representa uma etapa do ciclo de administração de materiais.
a) Movimentação interna.
b) Compra.
c) Armazenamento.
d) Identificação de fornecedor.
e) Alienação.

6ª) (MATERIAIS) Assinale a opção que não representa um dos objetivos da classificação de materiais.
a) Catalogação.
b) Avaliação.
c) Padronização.
d) Codificação.
e) Especificação.

7ª) (MATERIAIS) Considerando a metodologia ABC de administração dos estoques, assinale a opção incorreta.
a) Uma das aplicações da metodologia é a utilização da curva como parâmetro de informação sobre a necessidade de aquisição de mercadorias.
b) Na avaliação dos resultados da Curva, pode- se identificar o giro dos itens e o nível de lucratividade.
c) A classificação por meio da curva ABC permite a identificação dos itens de maior importância que são normalmente de maior número.
d) A curva ABC também pode ser utilizada para a definição de políticas de vendas e o estabelecimento de prioridades.
e) A análise da curva ABC permite a definição dos recursos financeiros investidos na aquisição de estoques.

8ª) (MATERIAIS)  Considere um setor de compras e os responsáveis pelas compras. Analise as opções abaixo e selecione aquela que representa um atributo do perfil do comprador.
a) Um comprador deve ser preparado, mas não é preciso que seu conhecimento esteja no mesmo nível do fornecedor.
b) Todo comprador deve perseguir uma compra que resulte em economia de recurso financeiro, independentemente das políticas organizacionais.
c) O comprador deve orientar seu comportamento nos mais altos níveis em concorrências, discussões de preços e finalização da compra.
d) A ética negocial é definida pelos negociadores e não pelas organizações.
e) O sigilo das negociações é opcional, podendo o negociador revelar as ofertas feitas por concorrentes para obter melhor preço do fornecedor.


9ª) (MATERIAIS) Analise as opções a seguir e assinale a incorreta.
a) Compra é toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.
b) Qualquer compra no serviço público, mesmo sem licitação, tem de ser feita mediante a emissão de um edital.
c) As compras sempre que possível deverão ser processadas através de sistema de registro de preços.
d) Nas compras deverão ser observadas as especificações completas do bem a ser adquirido, podendo eventualmente ser indicada marca de preferência do órgão.
e) As compras no serviço público podem ser realizadas sem licitação se o valor não ultrapassar o limite de R$ 8.000,00.


10ª) (MATERIAIS)  Com relação ao recebimento de materiais, pode-se afirmar:
a) o recebimento não precisa ser padronizado, mas deve ser orientado por um check list de atividades de recebimento.
b) o recebimento de material é iniciado pela conferência da mercadoria com a nota fiscal.
c) no recebimento, a mercadoria deve ser conferida após o descarregamento do veículo transportador.
d) a atividade de recebimento abrange a recepção, a entrada física e a entrada no sistema de estoque.
e) a conferência do pedido de compra pode ser feita após o recebimento de mercadoria.


11ª) (MATERIAIS)  São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
a) Arranjo por posição fixa.
b) Arranjo por posição móvel.
c) Arranjo por processo.
d) Arranjo por produto.
e) Arranjo celular.


12ª) (MATERIAIS) Entende-se por tombamento de bens:
a) o ato de incluir um bem em uma lista de plaquetas metálicas.
b) o registro de um bem permanente no sistema de controle patrimonial.
c) processo realizado pelo almoxarifado com o fim de transferir a responsabilidade de guarda dos bens.
d) processo por meio do qual é verificado se os materiais se encontram onde deveriam estar guardados.
e) processo de derrubada do registro de patrimônio de bens.


13ª) (MATERIAIS) Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta.

I. O controle de bens tem por objetivo classificar e codificar materiais e obter assim o registro histórico do bem.

II. O sistema de codificação de bens de todas as organizações se diferencia do sistema de codificação de materiais por sua categoria específica alfanumérica.

III. A codificação é feita por grupos de números e números e letras inteligentes por meio dos quais são identificados bens e materiais.
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Somente II e III estão corretas.
e) Todas as opções estão corretas.


14ª) (MATERIAIS) A seção de patrimônio de uma organização é responsável pela conferência dos bens que constam da lista de materiais que se encontram nos ambientes da organização. Assinale a opção correta.
a) Os bens que estão na lista e não foram encontrados são excluídos do inventário.
b) No final do inventário é publicada uma lista com as divergências encontradas.
c) O inventário de materiais administrativos é realizado pelas áreas de expedição.
d) O inventário patrimonial é realizado a qualquer momento durante o ano fiscal.
e) O inventário físico e o patrimonial são ambos de responsabilidade da contabilidade da organização.


15ª) (MARKETING) A estratégia de enfoque apresenta o risco de:

a) as mudanças tecnológicas anularem os investimentos anteriores.
b) a empresa ser incapaz de enxergar as mudanças necessárias nos produtos, em virtude de viés financeiro.
c) a empresa encontrar compradores mais sofisticados no mercado.
d) os concorrentes encontrarem submercados dentro do alvo estratégico da empresa.
e) os concorrentes inovarem com base em imitações.


16ª) (MARKETING) Com a chegada das grandes redes de supermercados às cidades do interior, muitos supermercados locais passaram a ter problemas, uma vez que os clientes passaram a encontrar nos novos estabelecimentos amplo estacionamento, instalações modernas e climatizadas, grande variedade de produtos e preços mais baixos. Como forma de se protegerem, supermercados locais e pequenos varejistas criaram uma associação de empreendedores locais com o intuito de realizar compras em grande escala diretamente da indústria com melhores preços e gerenciar o processo de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias com mais eficiência. Mesmo dominado pelos varejistas, esse sistema foi capaz de minimizar os conflitos de canal e criar condições de os empreendimentos locais se manterem em funcionamento lucrativo.


O sistema de marketing dessa associação criada classifica-se como

a) Vertical Contratual
b) Vertical Corporativo
c) Vertical Administrado
d) Horizontal
e) Multicanal


17ª) (MARKETING)  Estratégias de marketing global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação semelhante.

PORQUE

No longo prazo, a responsabilidade social é interessante para a organização, pois é mais provável que os clientes venham a comprar de uma organização se esta demonstrar preocupação com o bem-estar de seus clientes.
A esse respeito, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.


18ª) (MARKETING)  O Marketing surge quando necessidades e desejos satisfazem as pessoas por meio da troca.

I. Mercado – Grupo de consumidores com necessidades homogêneas, onde a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.

II. Rede de Marketing – Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e serviços chegam aos consumidores sem intermediários.

III. Segmento – Conjunto de consumidores de produtos ou serviços oferecidos por determinada empresa.

IV. CRM – (Customer relationship Management) Meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes.

V. Marketing de Relacionamento – Desenvolvimento de relações entre empresas e consumidores institucionais.

Estão corretos apenas os itens
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas .
c) I, II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, IV e V.


19ª) (MARKETING)  Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentem os lucros.

PORQUE

Os relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos por esses profissionais têm significado para os clientes.

A esse respeito, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.


20ª) (MARKETING)  Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como
a) geográfica, com base na região.
b) demográfica, com base na classe social.
c) psicográfica, com base no estilo de vida.
d) comportamental, com base nos benefícios.
e) operacional, com base nos recursos dos clientes.


21ª) (MARKETING)  O processo de pesquisa de marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o desenvolvimento do plano de pesquisa.

PORQUE
Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos.

A esse respeito, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.


22ª) (MARKETING)  Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo.

I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.

São corretas APENAS as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.


23ª) (MARKETING)  Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como

a) skimming.
b) diversificação.
c) liderança total no custo.
d) diferenciação.
e) foco.


24ª) (MARKETING)  A técnica de marketing para a previsão de demanda/ vendas baseada no levantamento de opiniões de especialistas, repetindo-se o processo até obter-se um consenso, corresponde à de
a) análise de tendências.
b) previsão Delphi.
c) equação exponencial.
d) testes de mercado.
e) análise de portfólio.


25ª) (MARKETING)  Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias:

I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes;

II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos.

Estas são, respectivamente, estratégias com foco em
a) penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
b) desenvolvimento de produto e diversificação.
c) desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produto.
d) penetração no mercado e diversificação.
e) diversificação e desenvolvimento de mercado.


26ª) (MARKETING)  No marketing voltado para o valor, as respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em função de comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios
a) funcionais.
b) sociais.
c) pessoais.
d) experimentais.
e) monetários.


27ª) (MARKETING)  Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I - As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II - As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III - Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV - A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K - preço;
L - posicionamento;
M - promoção;
N - produto;
O - praça;
P - pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é
a) I - K; II - N; III - M; IV - O.
b) I - L; II - M; III - N; IV - P.
c) I - M; II - L; III - O; IV - N.
d) I - N; II - K; III - P; IV - L.
e) I - O; II - P; III - L; IV - M.


28ª) (MARKETING)  Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que
a) forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
b) esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
c) a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
d) a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
e) toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing.


29ª) (MARKETING)  A afirmação de que a principal tarefa do profissional de relações públicas (RP), hoje em dia, é a organização e a promoção de eventos empresariais merece reparos porque a(o)

I - função do profissional de RP envolve outras atividades de caráter mais estratégico para a organização;

II - tarefa de organização de eventos é importante há bastante tempo e não ganhou destaque somente nos dias de hoje;

III - profissional de RP não realiza apenas eventos empresariais, mas também projetos sociais.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.


30ª) (MARKETING)  No site do Banco Central do Brasil admite-se que, apesar de exercer grande influência na vida de todos os brasileiros, a instituição ainda é vista de forma distanciada pela maioria da população. Esse fato se justifica por uma variável incontrolável no processo de formação de uma imagem institucional, na medida em que as(os)

a) informações recebidas sobre a organização procedem de inúmeras fontes, não somente daquelas controladas pela administração.
b) ações de comunicação convergem para um conjunto de significados imprevisíveis e incomensuráveis no longo prazo.
c) mensagens emitidas pela instituição atingem públicos diversos, segmentados a partir de preferências semelhantes.
d) investimentos com mídia tornam-se cada vez mais vultosos, impossibilitando a divulgação da instituição para um público de massa.
e) interesses do grande público são impossíveis de serem detectados a tempo de se adequarem as mensagens às características da população.


31ª) (MARKETING)  O marketing, segundo Kotler (2000), pode ter diferentes tipificações. Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de marketing direto.

a) Conjunto organizado de dados sobre compradores e clientes potenciais que são acessíveis para receberem propostas.
b) Conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua grande maioria de curto prazo, visando estimular a compra mais rápida.
c) Estratégia eficaz de oferta para se ajustar às necessidades do mercado-alvo.
d) Estratégia para testar, sob condições reais de mercado, a eficácia de diferentes componentes de oferta.
e) É um sistema interativo de marketing, que utiliza um ou mais veículos de propaganda para efetuar uma resposta mensurável e/ou transação em qualquer local.


32ª) (MARKETING)  Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.

a) Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados.
b) Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer propaganda para obter convicção e compra do produto.
c) Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.
d) Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.
e) Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado.


33ª) (MARKETING)  A diretoria do BNDES acaba de anunciar uma demanda latente por um fundo específico para financiar empresas, no exterior, que importam bens de capital de alto valor agregado ou serviços das empresas brasileiras. A tarefa do departamento de marketing da instituição, nesse caso, é:

a) encontrar alternativas de associar os benefícios do produto às necessidades e interesses dos clientes.
b) desenvolver um produto eficiente, capaz de satisfazer essa demanda.
c) elaborar ações para estimular a demanda, visando ao incremento das exportações.
d) criar uma estratégia de promoção efetiva, a fim de estimular a atitude do mercado.
e) investir em propaganda persuasiva, com o intuito de convencer os clientes a migrarem para esse fundo.


34ª) (MARKETING)  Presidente de uma multinacional instalada no Brasil, José Ferreira solicita à diretoria que elabore o planejamento de 2008 da empresa com base no conceito societal de marketing. Assim, ele propõe que os diretores equilibrem três premissas:

a) lucros da empresa - satisfação do desejo do cliente - interesse público.
b) ética nos negócios - imagem da empresa - projetos sociais.
c) oportunidades de mercado - necessidades da sociedade - legislação brasileira.
d) responsabilidade social - direitos da comunidade - interesses da organização.
e) diretrizes dos acionistas - forças e fraquezas da empresa - oportunidades e ameaças de mercado.


35ª) (MARKETING)  Uma análise do potencial de mercado implica identificação do público-alvo para o produto ou serviço de uma empresa. Para esta análise, o indicador mais relevante é

a) o perfil de concentração do mercado relevante.
b) o padrão de segmentação do mercado.
c) o perfil da indústria ou setor.
d) o perfil da concorrência.
e) a matriz de oportunidades e ameaças do mercado.


36ª) (MARKETING)  A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
a) o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
b) as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do tempo de projeção das próprias estratégias.
c) estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e persuadir outras pessoas.
d) a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
e) as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.


37ª) (LOGÍSTICA) O SCM (supplychain management ), ou gestão da cadeia de suprimentos, envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes, em contraponto à tradicional e conflitante relação entre vendedor e comprador. Em relação a essa tradicional abordagem, é INCORRETO afirmar que:
a) o varejista só focava o cliente que comprava o produto.
b) o fornecedor só focava a fábrica que utilizaria a suamatéria-prima.
c) o atacadista só focava o varejista que comprava os seus estoques.
d) os diversos atores envolvidos no processo tinham uma relação sistêmica entre si.
e) a fábrica produzia seu produto acabado somente focando a sua expedição ou o distribuidor dos seus produtos.

38ª) (MARKETING) Um dos principais papéis das pessoas que ocupam cargos executivos em uma organização é escolher a estratégia mais adequada, tendo em vista o ambiente, as competências internas e o objetivo estabelecido. Em um ambiente com predominância de ameaças, mas no qual a organização possui uma série de pontos fortes que viabilizam manter a posição conquistada no mercado, a estratégia de manutenção é a mais indicada. São consideradas formas da estratégia de manutenção, EXCETO a estratégia de

a) estabilidade.
b) nicho.
c) especialização.
d) inovação.

39ª) (LOGÍSTICA)  Na moderna gestão logística, é fundamental estabelecer critérios e padrões de desempenho para que se possam monitorar os processos e buscar a melhoria da qualidade. Quando o gestor estabelece indicadores de performance relativos às metas para a data de entrega de pedidos de cliente, ele está utilizando a estrutura de:
a) transação;
b) pré-transação;
c) pós-transação;
d) apoio institucional;
e) sistemas de informações gerenciais.

40ª) (LOGÍSTICA)  Christopher (1997) faz uma conceituação segundo a qual “o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. Essa é a definição para
a) logística.
b) armazenamento.
c) custódia.
d) gerenciamento.
e) movimentação.


41ª) (LOGÍSTICA)  A relevância da logística é influenciada pelos custos associados as suas atividades. Assinale a alternativa correta que representa fator que influencia o incremento dos custos logísticos.

a) A minimização da escassez de recursos.
b) A pouca atratividade da mão-de-obra do terceiro mundo.
c) A minimização da competição entre os países do terceiro mundo.
d) O aumento da competição internacional.


42ª) (LOGÍSTICA)  O segmento da logística também possui importância em uma escala global, pois na economia mundial, os sistemas logísticos eficazes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Assim, a logística empresarial associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e

a) informação associada que os põe em movimento.
b) levantamento de valores de produtos perecíveis.
c) levantamento apenas de compras de mercadorias.
d) diagnóstico das demais logísticas de empresas no mercado.


43ª) (LOGÍSTICA)  A armazenagem, o manuseio de materiais, as embalagens de proteção, a obtenção, a programação de produtos e a manutenção de informações, são consideradas

a) atividades complementares.
b) atividades de apoio.
c) processos externos a logística de uma empresa.
d) processos em fase de produção e aceitação no mercado.


44ª) (LOGÍSTICA)  A armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Os custos da armazenagem e do manuseio de materiais são justificáveis, pois podem ser compensados com

a) custos de matérias primas empregadas.
b) sistemas de informática com fluxos especiais de entrada.
c) custos de transportes e de produção.
d) sistemas de inclusões e processos internos de mercadorias.


45ª) (LOGÍSTICA)  A análise típica que acompanha o fluxo-objeto desde uma fábrica, passando pelo depósito e chegando até o ponto de venda, determinando os custos associados a esta movimentação, é uma análise

a) espacial.
b) redutiva de preços.
c) revisada de preços.
d) temporal.


46ª) (LOGÍSTICA)  Ao longo dos últimos anos, o conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma Cadeia de Suprimentos.
II - Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos.
III - O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local acelera o processo de integração logística.
IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística.

Estão corretas APENAS as afirmativas

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.


47ª) (LOGÍSTICA)  A logística trata de todas as atividades de manutenção e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o ponto de aquisição da matéria-prima ou dados até o ponto de consumo final ou informações. São três atividades primárias de um processo de logística:

a) armazenagem, manuseio de materiais e embalagens de proteção.
b) obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.
c) manuseio de materiais, obtenção e transporte.
d) transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
e) processamento de produtos, embalagem de materiais e manutenção de materiais.


48ª) (MATERIAIS) Em relação ao sistema de estoque Just in Time (JIT), assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo.

( ) Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de produção da organização compradora.

A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – F – V – F.
b) V – F – F – V – F.
c) F – V – V – F – V.
d) F – F – V – V – V.
e) V – V – F – F – F.


49ª) (MATERIAIS)  O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema JIT.
a) Qualidade assegurada.
b) Rede de fornecedores administráveis.
c) Concentração geográfica.
d) Trabalho individualizado.
e) Manuseio eficiente de materiais.


50ª) (MATERIAIS)  O sistema Just-in-time é:
a) um método de busca sistematizada com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pelos estoques apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor;
b) um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor;
c) um sistema de tático de operacionalização com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de vendas seja menor;
d) um método estratégico com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja maior;


51ª) (LOGÍSTICA) Acerca de Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento, analise as seguintes afirmativas:

I. O Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é a cadeia de facilidades para compras de materiais, transformação destes insumos em produtos e distribuição dos produtos acabados junto aos clientes.

II. O Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é o planejamento e execução das atividades da cadeia de fornecedores, assegurando um fluxo coordenado dentro da empresa e entre as demais empresas.

III. O objetivo primário do Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é reduzir os custos do fornecimento, melhorar as margens dos produtos, aumentar a capacidade produtiva e melhorar o retorno dos investimentos.

Podemos afirmar corretamente que:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão incorretas.
c) Apenas a afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


52ª) (MARKETING) Muitas empresas consideram que podem ser mais efetivas se realizarem parcerias estratégicas. Para poderem concorrer em melhores condições no mercado mundial, duas empresas brasileiras do ramo de petroquímica resolveram comercializar seus produtos conjuntamente. Como oferecem produtos complementares, a parceria permite que possam apresentar aos clientes uma carteira mais completa de produtos com menores custos de comercialização.

Essa parceria estratégica é classificada como
a) Aliança de produtos ou serviços
b) Aliança de logística
c) Aliança de pesquisa
d) Aliança promocional
e) Colaboração com preços


OBSERVAÇÃO:

Sinalizei as questões com o assunto para facilitar os estudos.

Divulguem para os demais colegas.

Grato e sucesso.

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