3ª Avaliação - Tópicos Especiais - FMC
Pessoal,
Segue a lista dos alunos com as respectivas questões para serem respondidas e entregues no dia 18/12 como um dos requisitos de avaliação para a terceira unidade.
Segue a lista dos alunos com as respectivas questões para serem respondidas e entregues no dia 18/12 como um dos requisitos de avaliação para a terceira unidade.
Questão
|
Aluno
|
1
|
ADRIELA
|
2
|
SHARLON
|
3
|
WILLYAN
|
4
|
BRUNO
|
5
|
CELIA
|
6
|
CLARA
|
7
|
CLEIA
|
8
|
DORAH
|
9
|
EDUARDO
|
10
|
ERYFLÁVIO
|
11
|
FLÁVIA
|
12
|
ADRIANA
|
13
|
TARCILIANE
|
14
|
MARCOS
|
15
|
FRANKILENE
|
16
|
FREEDSON
|
17
|
GENILDA
|
18
|
GISLAINY
|
19
|
HELAYNE
|
20
|
INGRID
|
21
|
ÍTALO
|
22
|
JAILDA
|
23
|
JANAÍNA
|
24
|
JANDIMARA
|
25
|
JAQUELINY
|
26
|
ERIVANALDO
|
27
|
JOSENILSON
|
28
|
KARLA
|
29
|
LARISSA
|
30
|
LARISSA MARIA
|
31
|
LIDEMBERG
|
32
|
LUANA
|
33
|
MARCELO
|
34
|
APARECIDA
|
35
|
MAYARA
|
36
|
NAIARA
|
37
|
NUBILEIDE
|
38
|
PAULA
|
39
|
PRISCILA
|
40
|
REGI
|
41
|
RENATA
|
42
|
REYJANNE
|
43
|
ROBSON
|
44
|
ROSIMEIRE
|
45
|
SILMARA
|
46
|
SUYANNE
|
47
|
TERESA
|
48
|
THYÁLITA
|
49
|
VALDERLAN
|
50
|
VERALEIDE
|
51
|
WENDEL AGOSTINHO
|
52
|
WENDEL COSTA
|
1ª) A administração estratégica representa a
articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de
longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que
a) visa o alcance dos objetivos de cada
unidade organizacional dentro de um a estratégia geral.
b) sustenta-se em cinco pilares básicos, os
recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratégia.
c) é macro-orientada, abordando toda a
organização.
d) está associada a um esforço conjunto a fim
de alcançar os objetivos impostos pela missão da organização.
e) globalidade e longo prazo são aspectos
relevantes da administração estratégica.
2ª) A Cia ABC atua no mercado de
refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado. Considerando
que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforços
em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo. Entre as
medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo de
estratégia é
a) investir no desenvolvimento de novas m
arcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.
b) focar a distribuição intensiva de seus
produtos.
c) fechar contratos de exclusividade com
grandes varejistas.
d) estreitar o relacionamento com
engarrafadores, varejistas e distribuidores.
e) oferecer incentivos financeiros para ampliar
a exposição de seus produtos nas grandes redes.
3ª) No campo da administração, a estratégia
pode ter diversos significados. Um dos teóricos da administração estratégica,
Richard Pascale, a definia como o processo de selecionar oportunidade definidas
em termos de pedidos a serem atendidos e produtos a serem oferecidos e, ao
mesmo tempo, de
a) promover o crescimento acelerado e
desorganizado das em presas, ocasionando gradativa complexidade na sua
administração e exigindo um a abordagem científica para atender às demandas.
b) aumentar a eficiência e a competência das
organizações, no sentido de se obter um
melhor rendimento dos recursos e fazer face à
concorrência e à com petição entre as
em presas capitalistas.
c) tom ar decisões sobre investimentos de
recursos com a finalidade de atingir objetivos.
d) aplicar métodos científicos e estabelecer
processos padronizados que permitam o controle das operações.
e) promover a adequada alocação dos em pregados
em serviços com materiais e condições de trabalho adequados, para que as normas
possam ser cumpridas.
4ª) Ao realizar um a abordagem estratégica
sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da
Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública,
apresenta um a série de problemas atuais, propostas de soluções e desafios para
o futuro.
Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE
interessa
a) o aumento da judicialização da gestão
pública, por meio do fortalecimento do caráter
repressor e punitivo do direito
administrativo.
b) a redução da profunda desconfiança com que
os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade
empresarial.
c) o incremento do viés legalista, em
desfavor do enfoque fiscalizatório voltado a resultados.
d) a redução da transparência na tramitação
de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
e) a promoção de um a nova postura dos órgãos
administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de
controle.
5ª) A elaboração e a aplicação de um modelo
de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de
qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa
de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros
aspectos, é relevante levar em conta que
a) o ambiente externo modifica-se muito pouco
e lentamente.
b) as formulações estratégicas são incapazes
de prever as turbulências no horizonte do
tempo de projeção das próprias estratégias.
c) estratégias bem sucedidas pressupõem
capacidade de negociação para sensibilizar e
persuadir outras pessoas.
d) a comunicação das estratégias, com vistas
a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para
todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
e) as incertezas, as ameaças e as
oportunidades decorrem das contingências do am biente externo, provocadas pelo
ambiente interno.
6ª) Tratando-se do Mapa Estratégico do
TRE-RS, os objetivos estratégicos: 1) prestar serviços com excelência; 2)
fortalecer as relações institucionais e 3) responsabilidade socioambiental são vinculados
às perspectivas:
a) Sociedade e Processos Internos.
b) Visão e Sociedade.
c) Visão, Processos Internos e Recursos.
d) Processos Internos e Recursos.
e) Sociedade, Processos Internos e Recursos.
7ª) O modelo das cinco forças de Michael
Porter é um a ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de um a
organização. As cinco forças de Porter são:
a) Poder de negociação de fornecedores, Poder
de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Ameaça de
substitutos e Rivalidade de concorrentes.
b) Poder de negociação de fornecedores, Poder
de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado, Ameaça de substitutos
e Rivalidade de concorrentes.
c) Poder de negociação de fornecedores, Poder
de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Cultura
de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
d) Ameaça de novos entrantes, Poder de
negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de
substitutos e Rivalidade de concorrentes.
e) Ameaça de novos entrantes, Poder de
negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso
de mercado e Rivalidade de concorrentes.
8ª) O conceito de cadeia de valor, de Michael
Porter, define que um a em presa pode ser desagregada em atividades primárias e
de suporte. Nesse modelo, são exemplos de atividades de suporte para um a em
presa de fabricação de carros:
a) Gerenciamento de Recursos Humanos,
Finanças e Jurídico.
b) Desenvolvimento de Tecnologia,
Gerenciamento de Recursos Hum anos e Serviço Pós-Venda.
c) Finanças, Gerenciamento de Recursos Hum
anos e Marketing e Vendas.
d) Finanças, Marketing e Vendas e Serviço
Pós-Venda.
e) Marketing e Vendas, Processamento de
Pedidos e Serviço Pós-Venda.
9ª) A análise estratégica da organização
envolve
I. a análise do ambiente externo, que amplia
a sensibilidade do conjunto de pessoas, tornando-as aptas a implementar estratégias
antecipatórias alinhadas com as principais tendências e demandas.
II. a análise do ambiente externo, que
possibilita a alavancagem de oportunidades, pontos fortes e fracos e a
prevenção contra as ameaças emergentes.
III. a análise do ambiente interno, baseado
na avaliação do desempenho da organização frente à sua missão e objetivos,
forças e fraquezas, políticas governamentais e concorrência.
IV. a análise das características internas da
organização, identificando e hierarquizando os seus pontos fortes e fracos.
V. a análise do ambiente interno segundo um a
avaliação de caráter organizacional, baseando-se nos conceitos de desempenho da
instituição em relação ao cumprimento da missão, efetividade, eficácia,
eficiência e humanização.
É correto o que consta APENAS em
a) II e V.
b) I, II e III.
c) III, IV e V.
d) III e IV.
e) I, IV e V.
10ª) Com relação ao benchmarking, assinale a
alternativa correta.
a) O benchmarking é aplicável facilmente
entre em presas de diferentes setores econômicos.
b) O benchmarking é um a técnica empregável
som ente em grandes corporações.
c) O benchmarking deve ser em pregado somente
em empresas localizadas nos países
desenvolvidos.
d) O benchmarking não está disponível, como
técnica, para em prego em qualquer setor
econômico.
e) O benchmarking deve ser utilizado nas
atividades de apoio das em presas.
11ª) Considere o texto:
Compelidas a ajustar-se a condições de
competitividade crescentemente duras, as empresas implementaram ajustes
profundos em suas estruturas e atividades, como parte de um processo de
reestruturação produtiva de nível global. Já no início da década de 80 era
possível observar manifestações desse processo nos setores automobilístico, de
autopeças, têxtil e bancário, entre outros.
(Antunes, 2006 – Riqueza e Miséria do
Trabalho no Brasil)
Dentre as práticas de ajustes, adotadas pelas
empresas e incorporadas ao processo de
globalização, com maior evidência nos anos
90, situa-se
a) a terceirização de atividades - meio.
b) a intensificação da contratação de pessoal.
c) o cuidado em criar novos níveis
hierárquicos.
d) a redução da carga de trabalho.
e) o descarte do trabalhador polivalente.
12ª) O planejamento estratégico deve definir
os rum os do negócio e responder às perguntas: qual é o nosso negócio? Onde se
quer chegar? Com o a em presa está para chegar à situação desejada?
PORQUE
Seu propósito geral é assegurar o
desenvolvimento de curto e médio prazo da organização e intervir nos seus
pontos fortes e fracos e nas variáveis externas.
É correto afirmar que
a) as duas afirmativas são falsas.
b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda
verdadeira.
c) a primeira afirmativa é verdadeira e a
segunda é falsa.
d) as duas afirmativas são verdadeiras e a
segunda justifica a primeira.
e) as duas afirmativas são verdadeiras e a
segunda não justifica a primeira.
13ª) Organizações que planejam desenvolver um
a estrutura m ais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem
optar por um a estrutura
a) departamental de tipo funcional.
b) de redes integradas de equipes.
c) departamental por processos.
d) de tipo linha-staff.
e) de tipo linear.
14ª) O conceito de estratégia tem sido usado
de maneira indiscriminada no campo da gestão, associado a práticas diversas ou
como forma de qualificar e aumentar a importância de um a ideia ou conceito.
Tendo sua origem geralmente associada ao
grego strategos, ou à arte dos generais, a estratégia mostra-se com o um
conceito multidimensional e situacional. Há, contudo, ideias que são consensualmente
aceitas pelas diversas correntes do pensamento organizacional e por principais autores
contemporâneos com o ligadas à estratégia. A esse respeito, considere as
afirmativas abaixo.
I - Estratégia pressupõe um a
inseparabilidade entre a organização e seu ambiente.
II - A estratégia exige a construção de
planos detalhados.
III - Todas as organizações têm , subjacentes
ao seu comportamento, um a estratégia implícita ou explícita.
IV - A formulação da estratégia envolve um
processo de construção racional e formal.
Estão corretas APENAS as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.
15ª) Para diversos autores, as metas
estratégicas da organização, também denominadas metas oficiais, devem ser
explicitadas de forma a resguardar a legitimidade de sua atuação frente aos
públicos interno e externo, apresentando a racionalidade que será seguida pela
organização em sua atuação futura. Sobre metas estratégicas, avalie as
características abaixo.
I - Representam desafios à organização, m as
são realistas.
II - Abrangem um período de tempo claramente
definido.
III - Definem, explicitam ente, as
responsabilidades pela condução das ações para alcance da meta.
IV - Cobrem áreas-chave de resultado.
V - Quantificam os recursos necessários à sua
realização.
Estão corretas A PENA S as características
a) II e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.
16ª) No atual cenário de complexas mudanças,
a análise dos fatores ambientais externos e internos à organização tem sido
fundamental na definição de um a estratégia que oriente a atuação dos gestores
nas organizações públicas e privadas.
Em algum as organizações, essa planificação
estratégica já apresenta um a vinculação direta a um a concepção moderna de
gestão integrada de projetos, que tem com o característica a utilização de projetos
com o instrumento de ação estratégica. Neste sentido, no desafio pela busca de
integração de projetos à estratégia organizacional, os gestores devem centrar
esforços na
a) identificação de objetivos estratégicos a
partir da prévia seleção e da priorização de projetos.
b) priorização de um único projeto que sirva
de base à orientação estratégica da organização.
c) seleção e na priorização de projetos
alinhados com os objetivos estratégicos estabelecidos pela organização.
d) seleção de projetos estratégicos, tomando
como base os recursos orçamentários da organização.
e) seleção de vários pequenos projetos que
sirvam de base à orientação estratégica da organização.
17ª) No site do Banco Central do Brasil
admite-se que, apesar de exercer grande influência na vida de todos os
brasileiros, a instituição ainda é vista de forma distanciada pela maioria da
população.
Esse fato se justifica por um a variável
incontrolável no processo de formação de um a imagem institucional, na medida
em que as(os)
a) informações recebidas sobre a organização
procedem de inúmeras fontes, não som ente daquelas controladas pela
administração.
b) ações de comunicação convergem para um
conjunto de significados imprevisíveis e incomensuráveis no longo prazo.
c) mensagens emitidas pela instituição
atingem públicos diversos, segmentados a partir de preferências semelhantes.
d) investimentos com mídia tornam-se cada vez
m ais vultosos, impossibilitando a divulgação da instituição para um público de
m assa.
e) interesses do grande público são
impossíveis de serem detectados a tempo de se adequarem as mensagens às
características da população.
18ª) Concebe-se que um processo de
administração estratégica tem com o fases principais a Formulação da
Estratégia, a Operacionalização da Estratégia e o Acompanhamento e Controle. Na
última fase (acompanhamento e controle), podem os afirmar que:
a) deve identificar os culpados por possíveis
falhas.
b) deve fixar metas quantitativas e
mensuráveis.
c) deve permitir a realimentação necessária à
correção de rumos.
d) deve ter a imagem de um processo de
auditoria, realizado de tempos em tempos.
e) deve controlar para que a execução seja
rigorosamente de acordo com o planejado.
19ª) Julgue as afirmativas e selecione a
opção correta.
I. A estrutura organizacional é o gráfico que
representa as unidades da organização.
II. Hierarquia é sinônimo de cadeia de com
ando. O poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que
tem a obrigação de obedecer.
III. A estratégia organizacional orienta a
definição da estrutura organizacional.
a) Som ente I está correta.
b) Som ente II está correta.
c) Som ente I e III estão corretas.
d) Som ente II e III estão corretas.
e) Todas as opções estão corretas.
20ª) Estrutura Organizacional é
a) o conjunto de tarefas desempenhado por um
a ou m ais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
b) a posição hierárquica que um a pessoa
ocupa na em presa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
c) a forma pela qual as atividades de um a
organização são divididas, organizadas e coordenadas.
d) a cadeia de com ando que se inicia nos
gestores de topo e segue até os trabalhadores
não gestores, passando sucessivamente por
todos os níveis organizacionais.
e) a guia de conduta, estável e de longo
prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.
21ª) Considerando-se que as atividades de um
órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal,
diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar
que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de
departamentalização
a) que proporciona condições favoráveis à
inovação e criatividade.
b) mediante o qual a comunicação sobre
informações técnicas entre os servidores ocorre de forma mais rápida.
c) que possibilita ao administrado um a visão
global do andamento dos processos do órgão.
d) em que a estrutura do órgão é
descentralizada, a fim de propiciar m ais agilidade ao processo de tomada de
decisão.
e) por meio do qual as tarefas são
desempenhadas de forma m ais segura e o relacionamento entre os servidores
ocorre de maneira m ais harmônica.
22ª) Determinado Gerente de Projetos
solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informações dos
projetos concluídos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento
de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gestão de
projetos?
a) Organização.
b) Execução.
c) Controle.
d) Feedback.
e) Encerramento.
23ª) O planejamento de alternativas para
lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam , recebe que definição?
a) Prevenção.
b) Transferência.
c) Plano de Contingência.
d) Aceitação.
e) Redução.
24ª) De acordo com autor Idalberto Chiavenato,
na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo
constituído de um a série seqüencial de etapas; assim , é correto afirmar que
a) analisar as alternativas de ação consiste
em estabelecer os objetivos que se pretende alcançar.
b) desenvolver premissas quanto às condições
futuras representa a última etapa do processo.
c) verificar a situação atual em relação aos
objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.
d) definir objetivos significa identificar
com o a organização opera em ambientes com plexos.
e) escolher um curso de ação entre várias
alternativas constitui a primeira etapa do planejamento.
25ª) A interpretação das decisões
estratégicas da organização em planos concretos ao nível departamental, se
estendendo por médio prazo, constitui o planejamento tático, que é representado
por
a) planos de marketing e procedimentos.
b) regulamentos e procedimentos.
c) planos financeiros e regulamentos.
d) procedimentos e orçamentos.
e) planos de produção e políticas de vendas.
26ª) Segundo o autor Idalberto Chiavenato, na
obra Adm inistração nos Novos Tem pos, no modelo de decisão clássico,
a) as condições são de certeza e o problema
não é claramente definido.
b) as informações são limitadas e os
objetivos vagos.
c) a decisão é otimizante e as condições são de
incerteza.
d) os problemas são específicos e bem
definidos e as condições são de certeza.
e) os resultados são maximizados e as
condições são de incerteza.
27ª) A administração estratégica representa a
articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de
longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que
a) visa o alcance dos objetivos de cada
unidade organizacional dentro de um a estratégia
geral.
b) sustenta-se em cinco pilares básicos, os
recursos, os mercados, a cultura, a estrutura
organizacional e a estratégia.
c) é m acro-orientada, abordando toda a
organização.
d) está associada a um esforço conjunto a fim
de alcançar os objetivos im postos pela missão da organização.
e) globalidade e longo prazo são aspectos
relevantes da administração estratégica.
28ª) Enquanto as organizações verticalizadas
são caracterizadas por muitos níveis administrativos e hierarquia alongada, as
organizações horizontalizadas caracterizam -se por um a hierarquia m ais achatada
que aproxima a base do topo da organização. Em relação às organizações horizontalizadas
NÃ O se pode afirmar que
a) a comunicação circula pela organização de
forma m ais rápida e com menos distorções.
b) possibilita maior rapidez nas respostas
aos clientes.
c) a amplitude de controle é m ais estreita
do que nas organizações verticalizadas.
d) exige pessoas mais auto-suficientes no
nível em que o trabalho é executado.
e) as decisões são tomadas de forma mais
rápida.
29ª) João é gerente de marketing na Cia XYZ.
Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e
flexibilidade, João dá total liberdade ao grupo para tom ar decisões, atuando
som ente quando solicitado. As tarefas são divididas pelos próprios membros da
equipe, com a mínima intervenção de João. Pode-se afirmar que João adota um
estilo de liderança
a) democrática.
b) autocrática.
c) comportamental.
d) liberal.
e) despreparada.
30ª) A motivação pode ser definida como o desejo
de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A
teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida com o a teoria dos
fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator
satisfaciente
a) a realização pessoal
b) o progresso profissional
c) as condições de trabalho
d) o trabalho em si
e) a responsabilidade
31ª) A Cia ABC atua no mercado de
refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado.
Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar
seus esforços em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo.
Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo
de estratégia é
a) investir no desenvolvimento de novas m
arcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.
b) focar a distribuição intensiva de seus
produtos.
c) fechar contratos de exclusividade com
grandes varejistas.
d) estreitar o relacionamento com
engarrafadores, varejistas e distribuidores.
e) oferecer incentivos financeiros para
ampliar a exposição de seus produtos nas grandes redes.
32ª) A formatação de negócios é um a
competência que requer talento. Com o se denomina essa competência na obra
indicada de Idalberto Chiavenato?
a) Competência pessoal.
b) Competência funcional.
c) Competência em produção.
d) Competência em marketing.
e) Competência em finanças.
33ª) Segundo Robert Katz, existem três tipos
de habilidades administrativas necessárias para que o administrador possa
trabalhar no processo de suas atividades: a técnica, a humana e a conceitual.
Assinale a opção que corresponde à habilidade
conceitual.
a) Consiste em utilizar conhecimentos,
métodos e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas.
b) Consiste na capacidade e discernimento
para m onitorar técnicas desempenhadas pelos subordinados.
c) Consiste na capacidade e facilidade para
trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e
liderar grupo de pessoas
d) Consiste na capacidade de ver a em presa
de um a maneira global, compreendendo a complexidade da organização com o um
todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
e) Consiste na capacidade de compreender as
motivações hum anãs
34ª) O planejamento estratégico empresarial,
dentre os diferentes níveis, é o que abarca tanto a formulação de objetivos quanto
a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em
conta as condições externas e internas à em presa e a sua evolução esperada.
Sobre este é correto afirmar que
a) realizado pelos executivos, traduz e
interpreta as decisões da direção e transforma-as em planos concretos dentro
dos departamentos da em presa.
b) é projetado para o médio prazo, geralmente
para o exercício anual.
c) é voltado para a eficiência, na execução
das atividades e preocupa-se com alcance de
metas.
d) equivale ao planejamento tático.
e) envolve toda a organização com o um
sistema único e aberto, envolve a em presa com o um a totalidade.
35ª) Frederick Taylor verificou que em todos
os ofícios os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho
por meio da observação. Percebeu que isso levava a diferentes meios ou métodos
para se fazer a mesma coisa. Adotou o melhor dos métodos e o aperfeiçoou,
criando o método científico de trabalho. Dentre as técnicas criadas por Taylor,
em seu método científico, podem os citar:
I - Estudo dos tempos e movimentos
II - Seleção científica do trabalhador
III - Criação da linha de montagem
Assinale a alternativa correta.
a) som ente a afirmativa I está correta.
b) som ente as afirmativas I e III estão
corretas.
c) som ente as afirmativas I e II estão
corretas.
d) som ente as afirmativas II e III estão
corretas.
e) som ente a afirmativa II está correta.
36ª) A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira
maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com um a
trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está
presente também , com forte atuação nas regiões Norte e Centro-O este. Possui
um a cultura corporativa sólida e um a gestão voltada para superar as
expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua
última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo
as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para,
a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão
previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim com o a
realização de vários eventos de moda patrocinados pela m arca. No que tange à
abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está
desenvolvendo que tipo de planejamento?
a) Planejamento tático.
b) Planejamento adaptativo.
c) Planejamento estratégico.
d) Planejamento operacional.
e) Planejamento plurianual de investimento.
37ª) O sistema JIT (just in time),
inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de
controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de
trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem
desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO
representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema
JIT.
a) Qualidade assegurada.
b) Rede de fornecedores administráveis.
c) Concentração geográfica.
d) Trabalho individualizado.
e) Manuseio eficiente de materiais.
38ª) Cada organização empresarial é um
universo peculiar, possui características próprias, diferindo-se de todas as
demais. Estas diferenças envolvem recursos físicos, localização geográfica,
estilo de liderança, tradição etc. O sistema de valores, crenças, normas e
hábitos com partilhados que rege a interação dos elementos de um a organização,
denomina-se
a) Desenvolvimento organizacional.
b) Clima organizacional.
c) Estilo de liderança.
d) Psicologia industrial.
e) Cultura organizacional.
39ª) Analise as afirmativas a respeito da
atividade empreendedora no Brasil.
I. A elevada burocracia para iniciar um novo
negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade
empreendedora no Brasil.
II. A característica pouco inovadora dos
negócios novos no Brasil é marcante, o que constitui um dos entraves para sua
entrada nos mercados internacionais.
III. O perfil da maioria dos empreendimentos
iniciais ainda se concentra nas atividades
relacionadas aos serviços prestados aos
consumidores.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s)
afirmativa(s):
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
40ª) A relação entre os recursos utilizados e
os resultados obtidos pela organização define
a) Produtividade.
b) Eficácia.
c) Desempenho.
d) Qualidade.
e) Desperdício.
41ª) O gráfico que corresponde à
representação dos passos de um processo é o
a) histograma.
b) gráfico de barras.
c) fluxograma.
d) diagrama de causa e efeito.
e) gráfico de controle.
42ª) Determinado Gerente de Projetos
solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informações dos
projetos concluídos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento
de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gestão de
projetos?
a) Organização.
b) Execução.
c) Controle.
d) Feedback.
e) Encerramento.
43ª) O planejamento de alternativas para
lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam, recebe que definição?
a) Prevenção.
b) Transferência.
c) Plano de Contingência.
d) Aceitação.
e) Redução.
44ª) De acordo com autor Idalberto
Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um
processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto
afirmar que a) analisar as alternativas de ação consiste em estabelecer os
objetivos que se pretende alcançar.
b) desenvolver premissas quanto às condições
futuras representa a última etapa do processo.
c) verificar a situação atual em relação aos
objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.
d) definir objetivos significa identificar
como a organização opera em ambientes complexos.
e) escolher um curso de ação entre várias
alternativas constitui a primeira etapa do planejamento.
45ª) Na matriz produto/mercado (ou matriz de
Ansoff), as estratégias:
I. de crescimento pela venda de uma maior
quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes;
II. de crescimento pelo atendimento a novos
clientes por meio da oferta de novos produtos.
Estas são, respectivamente, estratégias com
foco em
a) penetração de mercado e desenvolvimento de
mercado.
b) desenvolvimento de produto e
diversificação.
c) desenvolvimento de mercado e
desenvolvimento de produto.
d) penetração no mercado e diversificação.
e) diversificação e desenvolvimento de
mercado.
46ª) No marketing voltado para o valor, as
respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em função de
comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios
a) funcionais.
b) sociais.
c) pessoais.
d) experimentais.
e) monetários.
47ª) Uma pesquisa de opinião para o
lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os
seguintes comentários do público-alvo:
I - As linhas de crédito nesse segmento são
bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.
II - As motos hoje apresentam design arrojado
e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.
III - Cada vez mais, a divulgação dos modelos
de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais
compradores.
IV - A rede de concessionárias deve dar
suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.
Ao planejar o lançamento dos novos modelos,
os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:
K - preço;
L - posicionamento;
M - promoção;
N - produto;
O - praça;
P - pessoas.
A relação correta entre os comentários da
pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é
a) I - K; II - N; III - M; IV - O.
b) I - L; II - M; III - N; IV - P.
c) I - M; II - L; III - O; IV - N.
d) I - N; II - K; III - P; IV - L.
e) I - O; II - P; III - L; IV - M.
48ª) Com base em dados de uma auditoria de
marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um
fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o
de que
a) forças externas afetam do mesmo modo todas
as empresas no segmento.
b) esse desempenho sempre deve ser
considerado em relação à performance do setor.
c) a entrada no mercado de um novo
concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
d) a empresa pode causar deliberadamente essa
queda para melhorar seus lucros.
e) toda alteração na participação de mercado
tem significado importante em marketing.
49ª) A afirmação de que a principal tarefa do
profissional de relações públicas (RP), hoje em dia, é a organização e a
promoção de eventos empresariais merece reparos porque a(o)
I - função do profissional de RP envolve
outras atividades de caráter mais estratégico para a organização;
II - tarefa de organização de eventos é
importante há bastante tempo e não ganhou destaque somente nos dias de hoje;
III - profissional de RP não realiza apenas
eventos empresariais, mas também projetos sociais.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s)
afirmação(ões)
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
50ª) Constituem táticas para aumentar a
colaboração:
a) criar
valor para proprietários, clientes e funcionários; valorizar as necessidades
dos funcionários; não fazer compromissos escusos; não fazer falsas promessas.
b) criar
valor para proprietários, clientes e funcionários; criar um sentimento de
orgulho; criar mecanismos de integração; valorizar uma sólida ética de
trabalho.
c) fornecer
soluções indispensáveis; valorizar uma sólida ética de trabalho.
d) criar um
sentimento de orgulho; incentivar o envolvimento dos indivíduos; priorizar a
inovação coletiva.
e) criar
mecanismos de integração; usar o confronto e a negociação; programar consultas
intergrupais; praticar o rodízio dos membros.
51ª)
Considerando-se que um administrador é um indivíduo que conduz um grupo de
pessoas na realização de tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos
organizacionais, independente de nível hierárquico, formação ou tipo de
organização, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção
correta.
I. Um
administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade
organizacional.
II. Um
administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da
equipe.
III. Um
administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da
manutenção de relações interpessoais.
a) Somente I
está correta.
b) Somente I
e II estão corretas.
c) Somente II
e III estão corretas.
d) Somente I
e III estão corretas.
e) As
afirmativas I, II e III estão corretas.
52ª) Com base
nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção
correta.
a) A
estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano
nas organizações.
b) A liderança
informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o
comportamento das pessoas no ambiente organizacional.
c) O homem é
um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica.
d) Os papéis
organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as
diferenças hierárquicas.
e) A
organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um
sistema social.
Comentários
Postar um comentário