3ª Avaliação - Tópicos Especiais - FMC

Pessoal,

Segue a lista dos alunos com as respectivas questões para serem respondidas e entregues no dia 18/12 como um dos requisitos de avaliação para a terceira unidade.


Questão
Aluno
1
ADRIELA
2
SHARLON
3
WILLYAN
4
BRUNO
5
CELIA
6
CLARA
7
CLEIA
8
DORAH
9
EDUARDO
10
ERYFLÁVIO
11
FLÁVIA
12
ADRIANA
13
TARCILIANE
14
MARCOS
15
FRANKILENE
16
FREEDSON
17
GENILDA
18
GISLAINY
19
HELAYNE
20
INGRID
21
ÍTALO
22
JAILDA
23
JANAÍNA
24
JANDIMARA
25
JAQUELINY
26
ERIVANALDO
27
JOSENILSON
28
KARLA
29
LARISSA
30
LARISSA MARIA
31
LIDEMBERG
32
LUANA
33
MARCELO
34
APARECIDA
35
MAYARA
36
NAIARA
37
NUBILEIDE
38
PAULA
39
PRISCILA
40
REGI
41
RENATA
42
REYJANNE
43
ROBSON
44
ROSIMEIRE
45
SILMARA
46
SUYANNE
47
TERESA
48
THYÁLITA
49
VALDERLAN
50
VERALEIDE
51
WENDEL AGOSTINHO
52
WENDEL COSTA



1ª) A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que
a) visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de um a estratégia geral.
b) sustenta-se em cinco pilares básicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratégia.
c) é macro-orientada, abordando toda a organização.
d) está associada a um esforço conjunto a fim de alcançar os objetivos impostos pela missão da organização.
e) globalidade e longo prazo são aspectos relevantes da administração estratégica.

2ª) A Cia ABC atua no mercado de refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado. Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforços em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo. Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo de estratégia é
a) investir no desenvolvimento de novas m arcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.
b) focar a distribuição intensiva de seus produtos.
c) fechar contratos de exclusividade com grandes varejistas.
d) estreitar o relacionamento com engarrafadores, varejistas e distribuidores.
e) oferecer incentivos financeiros para ampliar a exposição de seus produtos nas grandes redes.

3ª) No campo da administração, a estratégia pode ter diversos significados. Um dos teóricos da administração estratégica, Richard Pascale, a definia como o processo de selecionar oportunidade definidas em termos de pedidos a serem atendidos e produtos a serem oferecidos e, ao mesmo tempo, de
a) promover o crescimento acelerado e desorganizado das em presas, ocasionando gradativa complexidade na sua administração e exigindo um a abordagem científica para atender às demandas.
b) aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter um
melhor rendimento dos recursos e fazer face à concorrência e à com petição entre as
em presas capitalistas.
c) tom ar decisões sobre investimentos de recursos com a finalidade de atingir objetivos.
d) aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações.
e) promover a adequada alocação dos em pregados em serviços com materiais e condições de trabalho adequados, para que as normas possam ser cumpridas.

4ª) Ao realizar um a abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta um a série de problemas atuais, propostas de soluções e desafios para o futuro.
Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa
a) o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter
repressor e punitivo do direito administrativo.
b) a redução da profunda desconfiança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.
c) o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fiscalizatório voltado a resultados.
d) a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
e) a promoção de um a nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

5ª) A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
a) o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
b) as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do
tempo de projeção das próprias estratégias.
c) estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e
persuadir outras pessoas.
d) a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
e) as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do am biente externo, provocadas pelo ambiente interno.

6ª) Tratando-se do Mapa Estratégico do TRE-RS, os objetivos estratégicos: 1) prestar serviços com excelência; 2) fortalecer as relações institucionais e 3) responsabilidade socioambiental são vinculados às perspectivas:
a) Sociedade e Processos Internos.
b) Visão e Sociedade.
c) Visão, Processos Internos e Recursos.
d) Processos Internos e Recursos.
e) Sociedade, Processos Internos e Recursos.

7ª) O modelo das cinco forças de Michael Porter é um a ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de um a organização. As cinco forças de Porter são:
a) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
b) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
c) Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
d) Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
e) Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.

8ª) O conceito de cadeia de valor, de Michael Porter, define que um a em presa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte. Nesse modelo, são exemplos de atividades de suporte para um a em presa de fabricação de carros:
a) Gerenciamento de Recursos Humanos, Finanças e Jurídico.
b) Desenvolvimento de Tecnologia, Gerenciamento de Recursos Hum anos e Serviço Pós-Venda.
c) Finanças, Gerenciamento de Recursos Hum anos e Marketing e Vendas.
d) Finanças, Marketing e Vendas e Serviço Pós-Venda.
e) Marketing e Vendas, Processamento de Pedidos e Serviço Pós-Venda.

9ª) A análise estratégica da organização envolve
I. a análise do ambiente externo, que amplia a sensibilidade do conjunto de pessoas, tornando-as aptas a implementar estratégias antecipatórias alinhadas com as principais tendências e demandas.
II. a análise do ambiente externo, que possibilita a alavancagem de oportunidades, pontos fortes e fracos e a prevenção contra as ameaças emergentes.
III. a análise do ambiente interno, baseado na avaliação do desempenho da organização frente à sua missão e objetivos, forças e fraquezas, políticas governamentais e concorrência.
IV. a análise das características internas da organização, identificando e hierarquizando os seus pontos fortes e fracos.
V. a análise do ambiente interno segundo um a avaliação de caráter organizacional, baseando-se nos conceitos de desempenho da instituição em relação ao cumprimento da missão, efetividade, eficácia, eficiência e humanização.
É correto o que consta APENAS em
a) II e V.
b) I, II e III.
c) III, IV e V.
d) III e IV.
e) I, IV e V.

10ª) Com relação ao benchmarking, assinale a alternativa correta.
a) O benchmarking é aplicável facilmente entre em presas de diferentes setores econômicos.
b) O benchmarking é um a técnica empregável som ente em grandes corporações.
c) O benchmarking deve ser em pregado somente em empresas localizadas nos países
desenvolvidos.
d) O benchmarking não está disponível, como técnica, para em prego em qualquer setor
econômico.
e) O benchmarking deve ser utilizado nas atividades de apoio das em presas.

11ª) Considere o texto:
Compelidas a ajustar-se a condições de competitividade crescentemente duras, as empresas implementaram ajustes profundos em suas estruturas e atividades, como parte de um processo de reestruturação produtiva de nível global. Já no início da década de 80 era possível observar manifestações desse processo nos setores automobilístico, de autopeças, têxtil e bancário, entre outros.
(Antunes, 2006 – Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil)
Dentre as práticas de ajustes, adotadas pelas empresas e incorporadas ao processo de
globalização, com maior evidência nos anos 90, situa-se
a) a terceirização de atividades - meio.
b) a intensificação da contratação de pessoal.
c) o cuidado em criar novos níveis hierárquicos.
d) a redução da carga de trabalho.
e) o descarte do trabalhador polivalente.

12ª) O planejamento estratégico deve definir os rum os do negócio e responder às perguntas: qual é o nosso negócio? Onde se quer chegar? Com o a em presa está para chegar à situação desejada?

PORQUE

Seu propósito geral é assegurar o desenvolvimento de curto e médio prazo da organização e intervir nos seus pontos fortes e fracos e nas variáveis externas.
É correto afirmar que
a) as duas afirmativas são falsas.
b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
c) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
e) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

13ª) Organizações que planejam desenvolver um a estrutura m ais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por um a estrutura
a) departamental de tipo funcional.
b) de redes integradas de equipes.
c) departamental por processos.
d) de tipo linha-staff.
e) de tipo linear.

14ª) O conceito de estratégia tem sido usado de maneira indiscriminada no campo da gestão, associado a práticas diversas ou como forma de qualificar e aumentar a importância de um a ideia ou conceito.
Tendo sua origem geralmente associada ao grego strategos, ou à arte dos generais, a estratégia mostra-se com o um conceito multidimensional e situacional. Há, contudo, ideias que são consensualmente aceitas pelas diversas correntes do pensamento organizacional e por principais autores contemporâneos com o ligadas à estratégia. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Estratégia pressupõe um a inseparabilidade entre a organização e seu ambiente.
II - A estratégia exige a construção de planos detalhados.
III - Todas as organizações têm , subjacentes ao seu comportamento, um a estratégia implícita ou explícita.
IV - A formulação da estratégia envolve um processo de construção racional e formal.
Estão corretas APENAS as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.

15ª) Para diversos autores, as metas estratégicas da organização, também denominadas metas oficiais, devem ser explicitadas de forma a resguardar a legitimidade de sua atuação frente aos públicos interno e externo, apresentando a racionalidade que será seguida pela organização em sua atuação futura. Sobre metas estratégicas, avalie as características abaixo.
I - Representam desafios à organização, m as são realistas.
II - Abrangem um período de tempo claramente definido.
III - Definem, explicitam ente, as responsabilidades pela condução das ações para alcance da meta.
IV - Cobrem áreas-chave de resultado.
V - Quantificam os recursos necessários à sua realização.
Estão corretas A PENA S as características
a) II e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.

16ª) No atual cenário de complexas mudanças, a análise dos fatores ambientais externos e internos à organização tem sido fundamental na definição de um a estratégia que oriente a atuação dos gestores nas organizações públicas e privadas.
Em algum as organizações, essa planificação estratégica já apresenta um a vinculação direta a um a concepção moderna de gestão integrada de projetos, que tem com o característica a utilização de projetos com o instrumento de ação estratégica. Neste sentido, no desafio pela busca de integração de projetos à estratégia organizacional, os gestores devem centrar esforços na
a) identificação de objetivos estratégicos a partir da prévia seleção e da priorização de projetos.
b) priorização de um único projeto que sirva de base à orientação estratégica da organização.
c) seleção e na priorização de projetos alinhados com os objetivos estratégicos estabelecidos pela organização.
d) seleção de projetos estratégicos, tomando como base os recursos orçamentários da organização.
e) seleção de vários pequenos projetos que sirvam de base à orientação estratégica da organização.

17ª) No site do Banco Central do Brasil admite-se que, apesar de exercer grande influência na vida de todos os brasileiros, a instituição ainda é vista de forma distanciada pela maioria da população.
Esse fato se justifica por um a variável incontrolável no processo de formação de um a imagem institucional, na medida em que as(os)
a) informações recebidas sobre a organização procedem de inúmeras fontes, não som ente daquelas controladas pela administração.
b) ações de comunicação convergem para um conjunto de significados imprevisíveis e incomensuráveis no longo prazo.
c) mensagens emitidas pela instituição atingem públicos diversos, segmentados a partir de preferências semelhantes.
d) investimentos com mídia tornam-se cada vez m ais vultosos, impossibilitando a divulgação da instituição para um público de m assa.
e) interesses do grande público são impossíveis de serem detectados a tempo de se adequarem as mensagens às características da população.

18ª) Concebe-se que um processo de administração estratégica tem com o fases principais a Formulação da Estratégia, a Operacionalização da Estratégia e o Acompanhamento e Controle. Na última fase (acompanhamento e controle), podem os afirmar que:
a) deve identificar os culpados por possíveis falhas.
b) deve fixar metas quantitativas e mensuráveis.
c) deve permitir a realimentação necessária à correção de rumos.
d) deve ter a imagem de um processo de auditoria, realizado de tempos em tempos.
e) deve controlar para que a execução seja rigorosamente de acordo com o planejado.

19ª) Julgue as afirmativas e selecione a opção correta.
I. A estrutura organizacional é o gráfico que representa as unidades da organização.
II. Hierarquia é sinônimo de cadeia de com ando. O poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a obrigação de obedecer.
III. A estratégia organizacional orienta a definição da estrutura organizacional.
a) Som ente I está correta.
b) Som ente II está correta.
c) Som ente I e III estão corretas.
d) Som ente II e III estão corretas.
e) Todas as opções estão corretas.

20ª) Estrutura Organizacional é
a) o conjunto de tarefas desempenhado por um a ou m ais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
b) a posição hierárquica que um a pessoa ocupa na em presa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
c) a forma pela qual as atividades de um a organização são divididas, organizadas e coordenadas.
d) a cadeia de com ando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores
não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.
e) a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.

21ª) Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de departamentalização
a) que proporciona condições favoráveis à inovação e criatividade.
b) mediante o qual a comunicação sobre informações técnicas entre os servidores ocorre de forma mais rápida.
c) que possibilita ao administrado um a visão global do andamento dos processos do órgão.
d) em que a estrutura do órgão é descentralizada, a fim de propiciar m ais agilidade ao processo de tomada de decisão.
e) por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma m ais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira m ais harmônica.

22ª) Determinado Gerente de Projetos solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informações dos projetos concluídos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gestão de projetos?
a) Organização.
b) Execução.
c) Controle.
d) Feedback.
e) Encerramento.

23ª) O planejamento de alternativas para lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam , recebe que definição?
a) Prevenção.
b) Transferência.
c) Plano de Contingência.
d) Aceitação.
e) Redução.

24ª) De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de um a série seqüencial de etapas; assim , é correto afirmar que
a) analisar as alternativas de ação consiste em estabelecer os objetivos que se pretende alcançar.
b) desenvolver premissas quanto às condições futuras representa a última etapa do processo.
c) verificar a situação atual em relação aos objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.
d) definir objetivos significa identificar com o a organização opera em ambientes com plexos.
e) escolher um curso de ação entre várias alternativas constitui a primeira etapa do planejamento.

25ª) A interpretação das decisões estratégicas da organização em planos concretos ao nível departamental, se estendendo por médio prazo, constitui o planejamento tático, que é representado por
a) planos de marketing e procedimentos.
b) regulamentos e procedimentos.
c) planos financeiros e regulamentos.
d) procedimentos e orçamentos.
e) planos de produção e políticas de vendas.

26ª) Segundo o autor Idalberto Chiavenato, na obra Adm inistração nos Novos Tem pos, no modelo de decisão clássico,
a) as condições são de certeza e o problema não é claramente definido.
b) as informações são limitadas e os objetivos vagos.
c) a decisão é otimizante e as condições são de incerteza.
d) os problemas são específicos e bem definidos e as condições são de certeza.
e) os resultados são maximizados e as condições são de incerteza.

27ª) A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que
a) visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de um a estratégia
geral.
b) sustenta-se em cinco pilares básicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura
organizacional e a estratégia.
c) é m acro-orientada, abordando toda a organização.
d) está associada a um esforço conjunto a fim de alcançar os objetivos im postos pela missão da organização.
e) globalidade e longo prazo são aspectos relevantes da administração estratégica.

28ª) Enquanto as organizações verticalizadas são caracterizadas por muitos níveis administrativos e hierarquia alongada, as organizações horizontalizadas caracterizam -se por um a hierarquia m ais achatada que aproxima a base do topo da organização. Em relação às organizações horizontalizadas NÃ O se pode afirmar que
a) a comunicação circula pela organização de forma m ais rápida e com menos distorções.
b) possibilita maior rapidez nas respostas aos clientes.
c) a amplitude de controle é m ais estreita do que nas organizações verticalizadas.
d) exige pessoas mais auto-suficientes no nível em que o trabalho é executado.
e) as decisões são tomadas de forma mais rápida.

29ª) João é gerente de marketing na Cia XYZ. Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e flexibilidade, João dá total liberdade ao grupo para tom ar decisões, atuando som ente quando solicitado. As tarefas são divididas pelos próprios membros da equipe, com a mínima intervenção de João. Pode-se afirmar que João adota um estilo de liderança
a) democrática.
b) autocrática.
c) comportamental.
d) liberal.
e) despreparada.

30ª) A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida com o a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente
a) a realização pessoal
b) o progresso profissional
c) as condições de trabalho
d) o trabalho em si
e) a responsabilidade

31ª) A Cia ABC atua no mercado de refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado. Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforços em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo. Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo de estratégia é
a) investir no desenvolvimento de novas m arcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.
b) focar a distribuição intensiva de seus produtos.
c) fechar contratos de exclusividade com grandes varejistas.
d) estreitar o relacionamento com engarrafadores, varejistas e distribuidores.
e) oferecer incentivos financeiros para ampliar a exposição de seus produtos nas grandes redes.

32ª) A formatação de negócios é um a competência que requer talento. Com o se denomina essa competência na obra indicada de Idalberto Chiavenato?
a) Competência pessoal.
b) Competência funcional.
c) Competência em produção.
d) Competência em marketing.
e) Competência em finanças.

33ª) Segundo Robert Katz, existem três tipos de habilidades administrativas necessárias para que o administrador possa trabalhar no processo de suas atividades: a técnica, a humana e a conceitual.
Assinale a opção que corresponde à habilidade conceitual.
a) Consiste em utilizar conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas.
b) Consiste na capacidade e discernimento para m onitorar técnicas desempenhadas pelos subordinados.
c) Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas
d) Consiste na capacidade de ver a em presa de um a maneira global, compreendendo a complexidade da organização com o um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
e) Consiste na capacidade de compreender as motivações hum anãs

34ª) O planejamento estratégico empresarial, dentre os diferentes níveis, é o que abarca tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à em presa e a sua evolução esperada. Sobre este é correto afirmar que
a) realizado pelos executivos, traduz e interpreta as decisões da direção e transforma-as em planos concretos dentro dos departamentos da em presa.
b) é projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
c) é voltado para a eficiência, na execução das atividades e preocupa-se com alcance de
metas.
d) equivale ao planejamento tático.
e) envolve toda a organização com o um sistema único e aberto, envolve a em presa com o um a totalidade.

35ª) Frederick Taylor verificou que em todos os ofícios os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação. Percebeu que isso levava a diferentes meios ou métodos para se fazer a mesma coisa. Adotou o melhor dos métodos e o aperfeiçoou, criando o método científico de trabalho. Dentre as técnicas criadas por Taylor, em seu método científico, podem os citar:
I - Estudo dos tempos e movimentos
II - Seleção científica do trabalhador
III - Criação da linha de montagem
Assinale a alternativa correta.
a) som ente a afirmativa I está correta.
b) som ente as afirmativas I e III estão corretas.
c) som ente as afirmativas I e II estão corretas.
d) som ente as afirmativas II e III estão corretas.
e) som ente a afirmativa II está correta.

36ª) A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com um a trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também , com forte atuação nas regiões Norte e Centro-O este. Possui um a cultura corporativa sólida e um a gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim com o a realização de vários eventos de moda patrocinados pela m arca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?
a) Planejamento tático.
b) Planejamento adaptativo.
c) Planejamento estratégico.
d) Planejamento operacional.
e) Planejamento plurianual de investimento.

37ª) O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema JIT.
a) Qualidade assegurada.
b) Rede de fornecedores administráveis.
c) Concentração geográfica.
d) Trabalho individualizado.
e) Manuseio eficiente de materiais.

38ª) Cada organização empresarial é um universo peculiar, possui características próprias, diferindo-se de todas as demais. Estas diferenças envolvem recursos físicos, localização geográfica, estilo de liderança, tradição etc. O sistema de valores, crenças, normas e hábitos com partilhados que rege a interação dos elementos de um a organização, denomina-se
a) Desenvolvimento organizacional.
b) Clima organizacional.
c) Estilo de liderança.
d) Psicologia industrial.
e) Cultura organizacional.

39ª) Analise as afirmativas a respeito da atividade empreendedora no Brasil.
I. A elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil.
II. A característica pouco inovadora dos negócios novos no Brasil é marcante, o que constitui um dos entraves para sua entrada nos mercados internacionais.
III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades
relacionadas aos serviços prestados aos consumidores.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

40ª) A relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos pela organização define
a) Produtividade.
b) Eficácia.
c) Desempenho.
d) Qualidade.
e) Desperdício.

41ª) O gráfico que corresponde à representação dos passos de um processo é o
a) histograma.
b) gráfico de barras.
c) fluxograma.
d) diagrama de causa e efeito.
e) gráfico de controle.

42ª) Determinado Gerente de Projetos solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informações dos projetos concluídos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gestão de projetos?
a) Organização.
b) Execução.
c) Controle.
d) Feedback.
e) Encerramento.

43ª) O planejamento de alternativas para lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam, recebe que definição?
a) Prevenção.
b) Transferência.
c) Plano de Contingência.
d) Aceitação.
e) Redução.

44ª) De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto afirmar que a) analisar as alternativas de ação consiste em estabelecer os objetivos que se pretende alcançar.
b) desenvolver premissas quanto às condições futuras representa a última etapa do processo.
c) verificar a situação atual em relação aos objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.
d) definir objetivos significa identificar como a organização opera em ambientes complexos.
e) escolher um curso de ação entre várias alternativas constitui a primeira etapa do planejamento.

45ª) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias:

I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes;

II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos.

Estas são, respectivamente, estratégias com foco em
a) penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
b) desenvolvimento de produto e diversificação.
c) desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produto.
d) penetração no mercado e diversificação.
e) diversificação e desenvolvimento de mercado.


46ª) No marketing voltado para o valor, as respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em função de comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios
a) funcionais.
b) sociais.
c) pessoais.
d) experimentais.
e) monetários.


47ª) Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I - As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II - As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III - Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV - A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K - preço;
L - posicionamento;
M - promoção;
N - produto;
O - praça;
P - pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é
a) I - K; II - N; III - M; IV - O.
b) I - L; II - M; III - N; IV - P.
c) I - M; II - L; III - O; IV - N.
d) I - N; II - K; III - P; IV - L.
e) I - O; II - P; III - L; IV - M.


48ª) Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que
a) forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
b) esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
c) a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
d) a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
e) toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing.


49ª) A afirmação de que a principal tarefa do profissional de relações públicas (RP), hoje em dia, é a organização e a promoção de eventos empresariais merece reparos porque a(o)

I - função do profissional de RP envolve outras atividades de caráter mais estratégico para a organização;

II - tarefa de organização de eventos é importante há bastante tempo e não ganhou destaque somente nos dias de hoje;

III - profissional de RP não realiza apenas eventos empresariais, mas também projetos sociais.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

50ª) Constituem táticas para aumentar a colaboração:
a) criar valor para proprietários, clientes e funcionários; valorizar as necessidades dos funcionários; não fazer compromissos escusos; não fazer falsas promessas.
b) criar valor para proprietários, clientes e funcionários; criar um sentimento de orgulho; criar mecanismos de integração; valorizar uma sólida ética de trabalho.
c) fornecer soluções indispensáveis; valorizar uma sólida ética de trabalho.
d) criar um sentimento de orgulho; incentivar o envolvimento dos indivíduos; priorizar a inovação coletiva.
e) criar mecanismos de integração; usar o confronto e a negociação; programar consultas intergrupais; praticar o rodízio dos membros.

51ª) Considerando-se que um administrador é um indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, independente de nível hierárquico, formação ou tipo de organização, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.

I. Um administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional.

II. Um administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da equipe.

III. Um administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da manutenção de relações interpessoais.
a) Somente I está correta.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

52ª) Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.
a) A estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano nas organizações.
b) A liderança informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o comportamento das pessoas no ambiente organizacional.
c) O homem é um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica.
d) Os papéis organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as diferenças hierárquicas.
e) A organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um sistema social.

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