SOCIEDADE LÍQUIDA - Capítulo 10 – O Dinheiro


“O que outrora se fazia “por amor a Deus”, hoje se faz por amor do dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e a boa consciência.” - Nietzsche

Na sociedade líquida, a busca por Deus foi substituída por um “deus” menor que anestesia a sociedade líquida do mal que lhe atormenta e o sofrimento que a sufoca. Mas este deus (Mateus 6:24), a quem a sociedade líquida entregou sua alma, não é nada mais que nada. Um pedaço de papel, um número que apenas tem sentido porque todo mundo decidiu dar-lhe. É em nome desse deus que ele estuda, que ele trabalha, que ele luta e se vende. É em nome desse deus que abandonou seus valores e está disposto a fazer qualquer coisa. Ele acredita que quanto mais tem dinheiro mais se libertará dos problemas dentro dos quais ele está aprisionado. Como se a possessão andasse de mãos dadas com a liberdade.

A liberdade provém do domínio de si mesmo para uma vida superior e essa vem através do crescimento em vida. Está no ser e não no ter.

É preciso decidir-se a não mais servir, nem obedecer a este deusinho materialista.

Pense nisso e não se curve ao deus mamon, o deus da riqueza, pois se nossa confiança estiver nela, somos os mais miseráveis do mundo.

Sucesso e até o próximo capítulo, onde conheceremos um pouco mais sobre a TV.

Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas