Pepitas da Leitura Bíblica Anual - 1 Tm 4:12-13


A pepita de hoje é para quem é jovem

Só leia a pepita de hoje se for um jovem corajoso e que acredita que sua vida precisa mudar e você é o responsável por isso.

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.” 1 Tm 4:12-13

Que versículo precioso e super, big, mega, extra rico!

Caros amigos do facebook, a mocidade é uma das melhores épocas da vida humana. Nesta época são plantadas sementes que nascerão, crescerão e se perpetuarão por toda a vida. Assim, devemos ter muito cuidado com esta fase e não desprezá-la. Desprezá-la? Como? O próprio versículo acima responde, desprezando a Palavra de Deus, desprezando a forma correta de se proceder, ou seja, o comportamento, no amor ao Senhor, na experiência com fé, a economia de Deus e na pureza dos relacionamentos.

O que fazer? O versículo dá também a solução. Primeiro, devemos ser aplicados, ou seja, diligente na leitura da Palavra de Deus e dos livros espirituais, à exortação pela Palavra de Deus e ao Ensino da Palavra de Deus. Quando Paulo chegasse também abordaria pessoalmente os outros itens não listados como a questão do procedimento, do amor ao Senhor e aos irmãos, da fé e da pureza.
Interessante que Paulo dá ênfase somente a um dos itens para Timóteo: A Palavra de Deus, no tocante à leitura, exortação e ensino. Os demais itens seriam tratados pessoalmente. Existem assuntos que precisam ser tratados pessoalmente, mas na ausência de um cristão mais maduro ao seu lado para te ensinar, corra para a palavra de Deus, ela será o suprimento necessário que substituirá essa falta.

Os jovens da geração Y, os da atualidade estão sendo atacados por satanás justamente nesta questão. Não leem a Bíblia. Muitos têm até vergonha de andar com uma. Preferem no celular. Mas se não leem, essa estratégia é equivocada. Se não leem ou, pelo menos, ouvem morrerão espiritual, pois estão desprezando a mocidade.

Alguns interpretam esse desprezar a mocidade na questão dos relacionamentos e, por isso, se entregam a todo tipo de relação, sem critério ou responsabilidade. O resultado? Fraqueza e morte espiritual.

O resumo da ópera é simples: Um jovem que não ler a Bíblia despreza sua vida juvenil e terá sérias consequências na vida conjugal, profissional e espiritual.

Sem a leitura da Bíblia, os conselhos presenciais serão infrutíferos, pois o jovem não terá conteúdo e dependerá sempre que alguém diga a ele o que fazer, sem ter decisão própria. Se quem dá os conselhos um dia falhar, ele pode usar isso como pretexto para justificar suas novas escolhas, por exemplo, mundanas.

Jovem precisa de conteúdo e o conteúdo vem pela leitura da Bíblia. Ponto final. Podem ser “loucos” pelo Senhor em manifestações evangelísticas ou pentecostais quando se encontram, mas isso não faz satanás nem piscar de preocupação. Agora, quando ele ver um jovem lendo a Bíblia e orando, aí o bicho velho se treme todo, quando o jovem vai servir.

Todos os esforços de quem serve com esta geração deveriam ser nessa direção, se não, teremos eternos meninos(as) loucos “ocos”, mas fracos e cambaleantes.

Um forte abraço e um bom dia!

Comentários

Postagens mais visitadas