Pérolas da Leitura Bíblica Anual - Fp 4:6-7
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6 - 7
A ansiedade tem sido declarada com umas das principais doenças do século XXI. Encontramos pessoas ansiosas por coisas mínimas. Ansiedade porque tem muitas coisas e por isso temo medo assaltos. Ansiedade porque não tem, pois queria “ser” reconhecido no grupo social dos que tem. Ansiedade pelo que nunca teve e assim sofrem por um passado que gostaria que tivesse e não teve. Ansiedade pelo que ainda poderá ter, sofrendo assim a antecipação do que não existe, mas que se existir já trás dores psicológicas. Ansiedade por causa dos outros, por causa de si, por causa da insegurança, por causa das finanças, por causa do casamento, por causa dos filhos, dos pais e até, recentemente, dos “amigos” virtuais do facebook, pessoas que só conhece nas telas dos computadores, tablets e smartphones.
A Bíblia é muito enfática, clara e direta: Não andeis ansiosos por coisa alguma. Como uma ordem devemos perceber a relevância disso e obedecer tal palavra. Se observarmos a Bíblia com cuidado, vivermos conforme ela nos orienta e exercitarmos o nosso espírito vamos perceber que, de fato, não há motivos para andarmos ansiosos, pois Deus cuida de nós.
O problema é que muitos cristãos estão abandonando a Bíblia e a presença de Deus através do Espírito e estão correndo para o mundo para sobreviver baseados apenas em suas próprias forças, crendo apenas no poder do próprio braço, na própria capacidade. Com isso, entram na mesma vala dos incrédulos que vivem correndo sem norte, sem força suficiente e sem capacidade para suportar a pressão imposta pelo mundo sobre nós. O apóstolo Tiago diz em livro no capítulo 5 versículo 19 que o mundo jaz no maligno. Confiar o sucesso e felicidade da vida no mundo é colocar as fichas em um defunto maquiado que jaz nas mãos de satanás que joga e brinca com os seres humanos de forma terrível e fatal. Você poderá até algum sucesso por um período de tempo, depois será jogado fora como quem chupa uma laranja e quando não tem mais suco e jogado fora só a casca sem mais utilidade, vigor e aparência de antes. E ainda sofrerá a condenação da morte física, psicológica e espiritual.
A Bíblia não só diz para não andarmos ansiosos, mas nos diz como não devemos andar. Nos dá segredo. Esse segredo está na continuação do versículo: Antes que a ansiedade chegue devemos desenvolver uma vida de oração, de súplica e de ações de graça diante de Deus. Não conheço, em minha curta vida nem na literatura alguém que tenha uma vida de oração, petição e ações de graça viva ansioso. É remédio garantido para quem este problema. Eu já ouvir psicólogos, recomendarem esta prática para seus pacientes. A Bíblia diz isso, mas alguns, por já não conversarem com Deus em oração, acabam tendo que escutar a mesma orientação de alguém que nem conhece a Bíblia.
Portanto, se você sofre desse problema, recomendo que comece a partir de agora a praticar Mt 6:6. Entre agora em seu quarto e comece a orar, depois faça seus pedidos a Deus, depois dê ações de graças a Deus por sua vida e por poder ter comunhão com Ele. Agora, se prefere ouvir isso de um “profissional” da saúde, fique a vontade, a escolha será sempre sua. As consequências também.
Um forte abraço e um bom dia.
Comentários
Postar um comentário