Adeuslescência - Temas para a Geração Teen - JOVEM ARANHA – A geração que vive da rede (PARTE I)

Adeuslescência - Temas para a Geração Teen
JOVEM ARANHA – A geração que vive da rede (PARTE I)

"Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

Este é um dos questionamentos atuais contra atos e atitudes dos jovens. A falta de respeito é motivada pela liberalidade estimulada pela televisão, pelos filmes, e também por "coisas que se vê na Internet".
Poderia ser, como dizem, um mal dos tempos modernos, se o autor desta frase não fosse SÓCRATES, filósofo grego que viveu por volta de 470/399 a.C. e agora, José?

Outra previsão sombria é aquela que fala sobre o que pode acontecer em nosso futuro, devido aos desmandos cometidos pela juventude atual.
"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro de nosso País, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

Essa frase foi dita por HESÍODO, filósofo que viveu por volta de 720 a.C.
A falta de respeito dos filhos contra os pais é uma reclamação constante. Sempre escutamos queixas nesse sentido.

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Esta frase lapidar foi descoberta recentemente sobre um vaso de argila, nas ruínas da Babilônia. Portanto, tem mais de 4.000 anos de existência.

Esse conflito de gerações sempre existiu, existe, e sempre existirá. Podemos ter certeza de que os jovens de hoje que tanto reclamam da pressão e opressão dos mais velhos, estarão pressionando e oprimindo seus filhos amanhã, pois sempre será difícil a plena aceitação de que todos são necessários para todos.

Os jovens sempre irão precisar da experiência dos mais velhos, e estes sempre irão precisar do vigor e da audácia dos mais jovens. O que é preciso é que ambos se conscientizem disso, e procurem exercitar a chamada coexistência pacifica, com troca de ideias e experiências.

Bom, você perguntará, e o que isto tem a ver com a Aranha?

A arte, através do cinema, nos apresentou uma figura muito interessante. Um jovem comum foi picado por uma aranha, e depois disso passou a viver como um inseto.

A pesar do heroísmo retratado no filme, queremos abordar alguns princípios que podem ajudar os jovens cristãos.

Primeiro, devemos perceber que a salvação do jovem não está em ter uma vida de Super Herói. Muitos jovens acreditam que são railanders, ou seja, imortais, podem comer, beber, fazer o que quiserem, forçar o corpo ao limite, não dormir etc e tal que não vai acontecer nada com eles. Não caia nessa!

Precisamos ler nossa primeira referência bíblica para nos ajudar; está em Gênesis 4:26, nesse versículo conhecemos Enos, que significa frágil, fraco e mortal. Reconhecer a própria fragilidade é um atributo dos reis, daqueles que vão reinar com Cristo no mundo que há de vir.

Vivemos numa geração, que por achar que é melhor que as gerações anteriores, se consideram com poderes sobrenaturais. Podem enfrentar qualquer inimigo e não serão derrotados. Ledo engano, pois um pequeno invertebrado chamado aedes aegypti derruba o fortão ou fortona por dez dias ou mais, quando não mata.

Infelizmente, a grande maioria dos jovens do mundo são facilmente moldados pela forma do século. Querem ser diferentes, e acabam ficando tudo igual. A igualdade da diferença.

O que de fato torna um jovem poderoso é a Palavra de Deus. Quem disse isso foi o apóstolo de Jesus que começou a segui-lo ainda jovem. Refiro-me ao apóstolo João, que viveu mais do que os outros, único, inclusive que não foi martirizado, e que quando perto dos seus 100 anos de idade escreveu o segredo que pode tornar um jovem verdadeiramente poderoso. Suas palavras estão em sua primeira epístola capítulo 2, versículo 14, que diz que os jovens são fortes por causa da Palavra de Deus. Outro referência da Bíblia sobre como o jovem pode ter um coração puro e forte é no Salmo 119:9, escrito, provavelmente, por alguém que buscou e serviu a Deus ainda em sua juventude: Davi.

Portanto, a fase da vida chamada de juventude tem problemas desde milênios atrás. Não será o poder do pecado como veneno dentro do jovem que o fará forte e herói. Somente Deus poderá mudar a condição dos jovens e fazer com uma pessoa tão usada por Deus como foi o apóstolo João, faça menção positiva dos jovens associando-os com as Sagradas Escrituras.

Um forte abraço e até a parte II, onde trataremos da questão da "rede"

Comentários

Postagens mais visitadas