Resumo da Semana 12 do Alimento Diário
TRANSFORMAÇÃO
Ruminando a Semana 12º do Alimento Diário (Duvido você ler até o fim. A geração Macunaíma não lê...rsrsrsr)
Palavra-chave: Transformação
O que Moisés e Paulo viram em comum e que nós também podemos ver?
Em Gênesis 49 vemos um conjunto de profecias a respeitos dos filhos de Jacó.
Entre os versículos de 8 a 12 temos a profecia a respeito de Judá. Eles ganharam a realeza, ou seja, seria dessa tribo que deveria vir os reis de Israel e assim se cumpriu.
Nos versículos vemos o processo de transformação de um jumento em leão. Quer dizer, temos uma natureza caída, baixa, vulgar, ignorante transformada numa natureza de elevada, alta, nobre, sábia, real. A transição de um grupo de pessoas que viviam de forma comum para a realeza.
Vemos algumas palavras que representam importantes aspectos que devem ser levados em conta para que haja essa transformação:
“Amarrado”
Vemos no versículo 11 que no processo de transformação, o jumento deveria ficar amarrado á videira. Ser amarrado é ter uma vida com restrição. Se quisermos ser transformados numa pessoa que reinará com Cristo no mundo que há de vir precisamos de uma vida com restrição. Muitos hoje vivem do jeito que querem, fazendo o querem, da forma que querem, com quem querem e ainda querem que Deus os abençoe e os tornem vencedores. Não é bem assim que funciona. Devemos perceber que precisamos de restrição, limites. Como é nossa vida na vida da igreja? Com restrição? O mundo quer nos convencer que temos que aproveitar suas “benesses”, ” também somos humanos”, “temos que aproveitar”. Nessa lógica, temos visto muitos cristãos no SPC, enganando, comprando e não pagando, irresponsáveis, faladores, caluniadores, preguiçosos, roubadores, caloteiros, adúlteros, fornicadores, sem restrições, fazem o que querem porque o mundo apoia. Na era da graça, até que o cristão pode fazer essas coisas e achar que não vai acontecer nada. Será que ele será transformado? Sem restrição não dá. A vida cristã, desde sua origem nos mostra que é uma vida com muita restrição nesta terra. Isso acontece para que sejamos preparados para ser reis.
“Videira”
Para sermos transformados, precisamos mudar nossa alimentação. Quase 100% dos problemas citados em uma consulta médica tem origem em alimentação ruim, e quase 100% das orientações dos médicos para os pacientes para ficarem bons de seus problemas de saúde está relacionada à mudança da alimentação.
Espiritualmente é do mesmo jeito. O que estamos comendo? O que comemos tornará nossa constituição. Isso é fato. O estamos usando para alimentar nosso espírito humano? Nossa alma? Nosso corpo? Dispensando a parte física, gostaria de focar na parte espiritual. Do que estamos nos alimentando? É fundamental pensarmos nas respostas a essas perguntas. Não podemos brincar com esse assunto. Nós vamos para uma reunião, ouvimos uma boa mensagem sobre a Palavra de Deus daí passamos o resto da semana com fome, sem comer da Palavra de Deus. Uma pessoa assim irá viver? Muito difícil. No muito sobreviverá anorexamente, sem conteúdo, sem “músculo” para ter força para se levantar, andar e correr a carreira cristã. Acabam ficando fracas, depois cegas, depois surdas, de cadeira de rodas, precisando de alguém para levar para as reuniões até perderem a vontade de ir para as reuniões também, ficando em casa com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar. Você pode até achar que estou sendo dramático e tal. Mas eu posso garantir para você que já há centenas de cristãos assim e eu conheço muitos.
A videira é tudo que um jumento precisa para mudar sua vida e a “videira verdadeira”(Jo 15:1-5) é tudo o que um cristão precisa para mudar sua vida, para transformá-la em um rei no mundo que há de vir.
A Bíblia externamente e o Espírito interiormente são as uvas precisamos comer constantemente. Como está sua leitura da Bíblia? É fragmentária? Versicular? Queridos amigos, precisamos desenvolver uma leitura da Bíblia de forma constante e diária. Vamos aproveitar cada minuto que temos disponível para lermos a Palavra de Deus. Ela nos dará visão e nos impulsionará para o cumprimento do plano eterno de Deus que é nosso objetivo também.
Deixe de dizer que não tem tempo. Isso não é verdade. Deixe de mentir pra você mesmo. Tempo é uma questão de prioridade. Peça a Deus para ela passe a ser sua prioridade e comece a lê-la pouco a pouco, mas sempre. Vai ter dia que você estará cansado, sem vontade de ler, mas mesmo assim, lute contra essa preguiça, pois para tv, (recente pesquisa do IBGE 2013 mostrou que brasileiro passa em media 3 horas enfrente a tv e apenas 30 minutos lendo algum livro) internet e facebook não tem cansaço, só com a Bíblia? Não convence. O fastio de ler a Bíblia é espiritual, pois satanás sabe que se você se encher da palavra você vai ficar forte, com conteúdo para enfrenta-lo como fez o Senhor Jesus em Mt 4 nas três tentações que passou.
“Veste”
A veste, na Bíblia, representa os atos de justiça que temos. Ou seja, nosso procedimento. Precisamos limpar nosso procedimento como cristão. Pelo fato de estamos no mundo, acabamos nos sujando com a poeira do dia a dia, mas podemos também nos lavar pelo Senhor Jesus através da leitura e desfrute da Bíblia e pelo desfrute do Espírito. Não adianta acharmos que vamos agradar a Deus com nossa justiça própria. Sem chance. Só Cristo agrada a Deus e precisamos toma-lo como nossa justiça diariamente. Alimentar-se da videira lavará nossas vestes e seremos justificados diante de Deus. Alimentação que limpa. Aleluia pela Videira mais excelentes!
“Olhos”
Os olhos representam nossa visão, para onde estamos olhando e como estamos olhando. Sem visão o povo se corrompe, já dizia Salomão em Provérbios 29:18. Outras versões diz: sem profecia, sem palavra. Mais uma vez, vemos a importância da Palavra que gera visão. Quando nos afastamos da Palavra de Deus começamos a nos corromper com outras visões e assim nossos objetivos e metas espirituais vão sendo substituídos por outras coisas terrenas e vamos ficando corcunda de tanto só olhar para as coisas dessa terra. O fim é a corrupção, desvio, esfriamento, paralisia, etc por fim a morte.
Qual é a nossa meta? Em que estão postos nossos olhos? Nosso objetivo é cumprir o plano eterno de Deus e nossa meta é reinar com Cristo. Quanto mais clara for essa visão para nós, seremos ativos e a transformação acontecerá em nossas vidas.
E Paulo, o que tem haver com isso?
Paulo, quando já próximo de ser levado pelo Senhor, ainda preso em Roma, escrevendo para seu cooperador Timóteo em sua última epístola capítulo 2, versículos 4, 5 e 6 nos mostra esses mesmos aspectos apresentados em Gênesis 49 de uma forma diferente. Ele, que disse que já tinha a coroa guardada, ou seja, já sabia que era um vencedor, havia sido transformado, passado de jumento para leão. Ele nos mostra a forma de como, no novo testamento, ou seja, na nossa era, ser um vencedor, um leão ainda em vida. Vejamos o que ele nos disse em suas últimas palavras:
“Objetivo/meta”
No versículo 4 vemos que nenhum soldado, em serviço, se envolve em negócios dessa vida, porque ele está focado nos objetivos daquele que o arregimentou. Nas palavras de Gênesis, os olhos dele estão focados no plano de Deus e seu olhar brilha quando se fala da segunda volta de Cristo. Meu querido, seus olhos tem brilhado quando você houve sobre a proximidade da segunda vinda de Cristo, ou eles ficam murchos, apagados? Vamos abrir bem os olhos enquanto podemos, pois todo olho verá o Senhor em Sua segunda vida. Podemos já hoje ter os olhos fitos nele, e assim como dizia Jeanne-Marie Bouvier de la Motte-Guyon em 1717 quando chegava numa esquina: “será que Ele está aí? Será que é Ele? Estou ouvindo seus passos”. Precisamos renovar nossa visão e meta e viver por elas, como faz um soldado.
“Regras”
No versículo 5 vemos que um atleta para ganhar uma competição deve agir conforme as regras. Regra aqui é a corda que amarra o jumento lá em Gn 49. Na vida cristã há regras? As regras não são coisas do velho testamento, na era da lei? Na vida da igreja tem regra? Não deveríamos viver apenas de forma orgânica e não judicial? Pois é, no Novo Testamento, na vida cristã e na vida da igreja tem regras sim. Não podemos confundir viver conforme as regras com viver que depende das regras. Andamos conforme as regras, mas não dependemos dela, dependemos do Senhor, pois foi ele morreu por nós. No Velho testamento o povo colocou sua dependência de vida apenas nas regras e não em Deus. O resultado foi que surgiu um povo que não queria se relacionar com Deus, mas viver apenas de acordo com o que a regra dissesse. Que lástima! Hoje vemos dois extremos: de um lado há um grande número de cristãos que dizem que no Novo Testamento não devemos viver debaixo das regras, mas que devem ser livres, leves, soltos, liberais que Deus é que fará a obra de transformação. Do outro lato estão os cristãos-judeus, ou seja, os que dizem que temos que impor regras para todos os aspectos da vida cristã, pois se não os cristãos andarão na carne e tal. Nenhum nem outro.
Devemos viver por Cristo, em Cristo e para Cristo conforme as regras que Ele mesmo elevou em Mateus 5, 6 e 7, conhecido como os capítulos que representam a constituição do reino dos céus. Quando exercitamos nosso espírito, somos restringidos e nosso viver será em conformidade com a regra do Espírito Santo nos ensinando a respeito de tudo (1 Jo 2:27) não tendo necessidade de que alguém nos ensine, mas para isso precisamos exercitar nosso espirito para termos discernimento espiritual das coisas.
“Lavrador”
No versículo 6 vemos que o lavrador é o primeiro a se alimentar da colheita. Precisamos ser com um lavrador que planta, cuida, limpa, rega, corta, aduba, protege etc e etc. A Palavra de Deus, que é o Verbo da Vida (Jo :1-12) transmite para nós a Sua vida transformadora. Temos a semente plantada em nós, a vida divina e temos a Bíblia como alimento fora de nós, mas que nos alimenta e nos supre um regar de Vida para nosso crescimento.
Nesse novo ano que está começando quero encorajá-lo a se alimentar periodicamente da Palavra de Deus. Você verá, como um lavrador, os frutos depois de um tempo.
Posso testificar isso em minha vida. Há 21 anos atrás eu tive a minha experiência de regeneração. Nos primeiros 5 anos de minha cristã eu li a Bíblia 5 vezes, uma vez por ano. Daí me mudei para outra cidade e na desculpa de que não tinha tempo passei a fazer parte do grupo de pessoas que liam a Bíblia um pedaço aqui, um pedaço alí, mas não conseguia mais desfrutar do banquete completo. Isso durou 15 longos anos. Mas pela misericórdia de Deus, no ano de 2014 eu retomei a leitura e desfrute sequencial de toda a Bíblia e o resultado foi maravilhoso. Este começou e já retomei a minha leitura e desfrute da Santa Escritura. A partir desse ano, ou melhor, do ano passado, não vou passar mais um ano sem essa experiência. Certo que essa experiência é particular mas se você tiver a sua leitura, da forma como Deus te mostrar, você verá a transformação acontecer.
Um forte abraço e boa leitura da Bíblia,
Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.c
Comentários
Postar um comentário