CONCURSOS - DICA Nº 2 - DECORAR OU MEMORIZAR
DICAS PARA CONCURSEIROS
DICA Nº 2 - DECORAR OU MEMORIZAR
Uma das primeiras modificações que precisamos fazer é substituir a ideia de repetir o que é ensinado, numa posição de estudo passiva, e começar a raciocinar sobre a matéria, adquirindo uma posição ativa ou, como dizem alguns, proativa. Não devemos querer decorar, mas sim, através do aprendizado, memorizar o essencial, as regras básicas, e, assim, sobre esta base, utilizar nosso raciocínio. É preciso mudar a atitude.
De fato, uma das principais falhas do sistema de ensino é a falta de preocupação com o raciocínio, a imaginação, a criatividade e o espírito crítico. Ainda se ensina a criança a ser como uma peça numa grande máquina, apenas uma engrenagem: passiva e com uma única função. Ocorre que esta fase da industrialização já passou: hoje nem mesmo nas fábricas se pensa assim. Nos colégios a preocupação é muitas vezes entulhar matéria na cabeça do aluno ao invés de ensiná-lo a se comunicar e a pensar. Nas escolas de Direito, por exemplo, o ensino é voltado quase que exclusivamente para a estéril análise de leis e códigos, sem sequer haver preocupação com a formação do raciocínio jurídico e da capacidade analítica que será necessária para o exercício profissional. O acadêmico, ao invés de aprender a interpretar as leis, decora a interpretação da norma vigente. Quando tal lei é revogada ele é incapaz de interpretar a norma que a substitui. Esta falha de formação (a escola informa, não forma) não ocorre apenas no Direito, mas em quase todos os lugares. No curso de Administração a realidade não era diferente.
Um forte abraço e estudem com força.
Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.c
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