CONCURSOS - DICA Nº 6 – QUERER



CONCURSOS

DICA Nº 6 – QUERER

A tomada de decisão, o empenho, a conscientização de uma vontade que se quer transformar em realidade, a coragem e a firmeza de deliberar que se quer estar vivo é
Imprescindível. Quem faz as coisas por fazer, sem vontade e determinação, não tem um rendimento ótimo.

É preciso vontade, um sentimento que incita alguém a atingir o fim proposto por uma aspiração ou desejo. É preciso escolha, decisão, ânimo firme, determinação, interesse, zelo, disposição do espírito, energia, força de caráter, boa vontade, benevolência, gana, prazer.

Parecem qualidades demais? Mas não são. Todos esses termos derivam, representam e explicam apenas um, que é o ponto central: vontade. Se você tiver vontade, terá todas as qualidades acima. Só é preciso querer.

Um exemplo marcante disto está em Marcos 10:46 a 51. Quando Jesus passava por Jerico, um cego que assentado mendigava junto do caminho o ouviu e começou a clamar por misericórdia, ainda que muitos o mandassem calar. Jesus o chamou e, então, lhe fez a seguinte pergunta:

“— Que queres que te faca?”

Tal pergunta poderia parecer óbvia, não? Contudo, se Jesus a fez, me parece que era por ser necessária: uma manifestação de vontade e de fé. Este cego não só voltou a ver como seguiu Jesus pelo caminho. Para que haja mudança é preciso uma manifestação de vontade.

A decisão de melhorar, de aproveitar e desenvolver minha inteligência (que nada mais é do que a capacidade de adaptação), aprendizagem e o potencial do cérebro foi essencial para eu passar em concursos. Ao fazer isto, evitei o problema mais comum em quem estuda: um nível insatisfatório de desempenho, fruto do subaproveitamento de nossas potencialidades. Lidamos hoje com grande quantidade de esforço desperdiçado, baixa produtividade no processo de ensino e aprendizagem e uma decorrente frustração, inteiramente evitável.

As pessoas priorizam o resultado buscado, mas se esquecem de cuidar do método para chegar até ele. É preciso melhorar o processo de aprendizagem, o sistema de estudo. Se isso for feito, o resultado será alcançado naturalmente.

Muitas vezes sou perguntado sobre quais os melhores livros para se estudar para uma prova. São perguntas equivocadas. Como já disse Albert Einstein, “a forma de formulação de um problema é mais importante do que sua resposta". Se você quer aprender melhor e mais rápido, comece aprendendo a aprender. Poucos fazem isso e isso é exatamente o mais importante.

Um forte abraço e estudem com força.

Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas