CONCURSOS - DICA Nº 3 - SUBAPROVEITAMENTO DA CAPACIDADE DO CÉREBRO
DICAS PARA CONCURSEIROS
DICA Nº 3 - SUBAPROVEITAMENTO DA CAPACIDADE DO CÉREBRO
A falta de preocupação com aprender melhor e com a transmissão do conhecimento faz com que subaproveitemos nosso cérebro. O subaproveitamento é um vício da humanidade: subaproveitamos a vida, a natureza, os alimentos, etc.
Vejamos um exemplo: poucas pessoas possuem o costume de ler os manuais de instrução dos eletrodomésticos que adquirem.
Apesar de lá uma vez ou outra alguém fundir um aparelho, via de regra se consegue usar um liquidificador ou vídeo cassete sem ler seu manual.
Nesses casos, o subaproveitamento da máquina, que decorre da falta de conhecimento de seu modo de operação, permanece em limites toleráveis. Quanto mais complexo o equipamento maior será a necessidade de, mesmo com algum trabalho, se estudar o manual, ver como a máquina funciona, sua potencialidade, funções, etc. Se isto não ocorrer, o subaproveitamento será acima do razoável. Quem sabe usar todos os recursos de seu celular, de sua agenda eletrônica e de seu computador?
Quando estudamos sem técnica, subaproveitamos nosso cérebro, inteligência, nossos aliados na empreitada da vida. E não é só: às vezes potencializamos nossas dificuldades.
Como aprender melhor e mais rápido é muito mais importante do que usar um forno de microondas, não podemos dar-nos ao luxo de usar mal a máquina, pois ou não teremos sucesso ou levaremos muito mais tempo do que o necessário para chegar até ele.
Por ser nosso cérebro muito mais sofisticado que o mais avançado dos computadores, é preciso ‘ler o manual”, sob pena de estarmos condenados a subaproveitá-lo. Os índices de aprovação das pessoas em todas as espécies de exames e concursos mostram que o uso do cérebro e da inteligência sem a “leitura do manual" está sendo insuficiente. A dificuldade das pessoas para elaborar uma dissertação bem mostra a falta que faz o raciocínio e a criatividade.
Além da insana opção pelo automatismo, temos como causa principal do sofrível desempenho dos candidatos o fato de não se aproveitar o seu potencial intelectual. Os candidatos, via de regra e com honrosas, mas poucas exceções, não sabem ler com eficiência, não sabem estudar, não possuem suficiente habilidade de expressão escrita e verbal, em suma, subaproveitam sua quase ilimitada capacidade cognitiva. Isso ocorre porque existe um grande desprezo pelas matérias que tratam de como melhorar o próprio desempenho. Antes de aprender a matéria, é preciso aprender a aprender.
A verdade é que alguns professores e a maioria absoluta dos alunos não dão importância a assuntos basilares, tais como técnicas de aprendizagem e o funcionamento do cérebro, da memória, da inteligência, etc. Em geral, os alunos desprezam pontos da matéria como a introdução e os princípios e conceitos fundamentais pois querem “ir direto ao assunto", não querendo “perder tempo” com estas partes de somenos importância” Existe o vício de não pensar, de se satisfazer com um produto final e acabado, sem que se possa ou saiba julgá-lo. Então, quando se deparam com um problema descobrem que não conseguem resolvê-lo. Por quê? Porque um detalhe mudou e falta raciocínio e criatividade. A única constante na vida é a mudança e quem não raciocina e cria não está preparado para mudanças. Quem conhece os princípios de cada matéria, seus pontos principais e formas de pensar e criar tem enorme facilidade diante de questões que para outros são inexpugnáveis.
Um forte abraço e estudem com força.
Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.c
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