CONCURSOS - DICA Nº 1 - Conhecimento Teórico e Prático
DICAS PARA CONCURSEIROS
DICA Nº 1 – Conhecimento Teórico e Conhecimento Prático
Qualquer atividade humana possui uma parte teórica e outra prática, um conhecimento técnico bipartido: saber o que é e saber fazer são coisas diferentes. Como exemplo, veja-se a construção de um prédio: há coisas que apenas o engenheiro poderá fazer (cálculos, etc.), mas outras há onde um mestre-de-obras é insubstituível. Conhecer as regras de produção de uma tese e as regras de redação não são garantias de que a tese sairá boa.
Saber fazer provas é diferente de saber a matéria. A realização de uma prova, exame, entrevista ou concurso público também possui seu know how específico. O conhecimento funciona como se fosse uma arma, mas as técnicas de estudo e de realização de uma prova dizem como utilizar essa arma. Uma coisa é saber a matéria, outra é saber como usá-la; uma coisa é saber a resposta, outra é saber comunicá-la. Um aluno que saiba 50% da matéria e 20% de como usá-la em provas e transmiti-la terá mais sucesso do que aquele que sabe 100% da matéria, mas não sabe as técnicas para transmitir esse conhecimento para o entrevistador ou examinador. Quem não conhece um amigo que sabe tudo, mas vive tirando notas baixas? Ou outro que tira boas notas e não sabe fazer nada? Ou um professor que sabe a matéria, mas não sabe ensiná-la?
Aprender é uma coisa, aprender em um tempo ótimo é outra. Além da questão de saber a matéria e saber usá-la, também interessa a velocidade da aprendizagem. Se numa entrevista para um emprego for determinado a dois candidatos que memorizem o conteúdo de uma folha de papel e um o fizer em 5 minutos e outro em 1 hora, certamente se verificará que o primeiro é mais eficiente; se alguém tiver que fazer uma prova e souber se preparar bem em 2 horas, vai poder ir ao cinema, relaxando. Se outro precisar do dia todo para estudar, perdeu o cinema.
Por fim, se é possível aprender a matéria para passar num concurso público em 1 ou 2 anos, por que levar 4 ou 5?
Reforçando, uma coisa é aprender a matéria, outra é como aprender a matéria em menos tempo e melhor.
Por mais que se estude, será preciso desenvolver uma técnica especial para fazer as provas. Isso se adquire basicamente por três modos:
1) Com o tempo, pelo sistema de erro e acerto.
2) Com uma inteligência superior nata que ajude o indivíduo.
3) Com o estudo de técnicas específicas sobre como aprender, como aprender mais rápido e como utilizar melhor os conhecimentos.
Qual é o melhor sistema? O primeiro sistema até que funciona, mas gasta muito tempo (que às vezes não se tem). O sistema mais fácil me parece o segundo, mas ai depende da sorte, ou seja, de já se nascer um gênio. Assim, o melhor sistema é com certeza o terceiro, pois é acessível a todos e produz resultados com rapidez e eficiência. Se você nunca se preocupou em aprender a aprender, e quer alcançar melhores resultados, está na hora de modificar sua forma de agir e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
Um forte abraço e estude com força.
Radamés Dantas
www.profradames.blogspot.c
Comentários
Postar um comentário