Adeuslecência – Temas para a Geração - Teen JOVENS VORAZES (Parte III)
Adeuslecência – Temas para a Geração Teen
JOVENS VORAZES (Parte III) – A Esperança
Nesta parte veremos em que devemos colocar nossa esperança e dependência.
Pra isto veremos alguns versículos. Acompanhe:
1) (Pro 3:5-7)
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”
Esse versículo nos mostra que devemos depender da SABEDORIA DE DEUS e não nosso próprio entendimento, na nossa própria sabedoria. Somos falhos e limitados. Mas a sabedoria de Deus é completa e abrangente, inclui todos os aspectos da vida humana e universais. Ele sabe de tudo. Vale apena confiar nele, em nós não.
Como podemos adquirir a sabedoria de Deus. Não tenho como estabelecer esse assunto em definitivo. Vou falar apenas de minha experiência. Acredito que adquirimos sabedoria através de três formas básicas: pela Palavra de Deus, pela oração e pelo exercício do Espírito. Não vou entrar em detalhes nesses pontos, pois não é o objetivo. Mas pela prática podemos perceber os resultados.
2) (Isa 40:30-31)
“Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.”
Esses versículos que devemos depender somente da força do Senhor, pois as pessoas que tem mais forças, os jovens, se cansam e se fatigam, mas no Senhor nossas forças são renovadas.
Muitos cristãos têm vivido cansados, andam como quem parece que estão aposentados, doentes, inválidos, isso acontece porque a confiança está apenas em si. Já quando estamos no Espírito do Senhor, somos constantemente renovados e as nossas forças são renovadas. Aleluia!
3) (Ecc 3:1)
“Tudo tem a sua ocasião própria, e há TEMPO para todo propósito debaixo do céu.”
Devemos aprender a esperar o tempo de Deus. Talvez esse seja o verbo mais difícil para os jovens modernos. Esperar, coisa difícil em turma? A geração Y é ansiosa e tem muita dificuldade em esperar.
Alguns não esperam por Deus para encontrar uma esposa. Resolver cancelar a espera e providenciam alguém para si. Daí terá que arcar com as consequências de ter tomado uma decisão sem Deus.
Nem sempre o tempo de Deus é igual ao nosso. Se esperarmos por Deus, Ele irá trabalhar por nós. Se não esperarmos por Ele, então ficamos por conta própria. E, aí, já conhecemos os resultados.
Não esperar trás prejuízos para nós e para a obra de Deus. Abraão, por não ter esperado por Deus na geração de um descendente de Sara, resolver dar uma ajudinha pra Deus e antecipou-se. O resultado? Até hoje o povo de Israel sofre com os ismaelitas com guerras.
Moisés não esperou por Deus e resolveu fazer a obra de Deus logo após ter concluído seus estudos no Egito, por achar que já sabia tudo sobre administração, línguas, liderança e mais umas trocentas disciplinas estudadas no Egito. O resultado? Fugiu para o deserto e teve que esperar 40 anos até que Deus o chama-se de fato e verdade. Na história de Moisés aprendemos outra coisa importante: Não existem problemas de idade para um servo de Deus. Deus chamou Moisés com 80 anos para fazer a Sua obra. Você já completou 80 anos? Se não, continue buscando a Deus, pode ser que Ele esteja esperando você completar 80 anos para poder te usar em Sua obra.
4) (Mat 26:63)
“Jesus, porém, GUARDAVA SILÊNCIO. E o sumo sacerdote disse- lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus.”
Esse versículo nos ensina que devemos depender da DEFESA DO SENHOR por nós e não em nós mesmo e na nossa própria autodefesa.
Quem serve a Deus e é ativo em Sua obra cedo ou tarde sofrerá críticas e acusações. O Senhor Jesus, um homem bom e perfeito, foi criticado, imagine nós.
Precisamos aprender a ficar calado e não se defender. O Senhor Jesus foi acusado pelo sumo sacerdote e Ele ficou calado. Puxa vida, que lição!
É muito comum quando somos criticados, injuriados, saírmos logo em auto defesa com argumentos e tal e tal e tal.
Quanto mais fecharmos a nossa boca, mais parecidos ficaremos com Deus.
Não precisamos nos defender. Temos um pai que é forte e poderoso. Ele vai nos defender. Esta é uma lição que todos nós precisamos aprender. Ai daquele que inventar de mexer em um filho de Deus. Vai se ver com Ele depois.
Jovens vorazes dependem do Senhor e esperam por Ele, por isso não perdem a esperança da glória que há de vir.
Pense nisso, ore por isso e vivamos isso vorazmente.
Fim da trilogia dos jovens vorazes. Espero que esses textos possam ter contribuído com o seu crescimento espiritual.
Um forte abraço aos vorazes a caminho do reino.
Comentários
Postar um comentário